Após liderar os treinos livres e faturar a pole position, o escocês Dario Franchitti confirmou o domínio no circuito oval de Milwaukee e venceu a etapa da Fórmula Indy deste domingo. O brasileiro Hélio Castroneves chegou a liderar a prova, mas perdeu a vitória ao parar nos boxes nas voltas finais.
Franchitti aproveitou a chance e faturou seu terceiro triunfo na temporada. Com o resultado, o piloto da Ganassi reduziu a vantagem do líder do campeonato Will Power. O australiano terminou a corrida em quarto lugar, após largar da 17ª colocação no grid.
Para vencer neste domingo, o escocês contou com a largada na frente e a sorte. Ele dominou a maior parte da corrida, mas foi constantemente ameaçado pelos brasileiros Castroneves e Tony Kanaan. Helinho chegou a assumir a ponta depois de uma rodada de paradas nos boxes, na volta 167.
Mas não conseguiu se sustentar na posição por conta de um pneu furado. Faltando poucas voltas para o fim, ele foi para os boxes trocar o pneu e acabou cruzando a linha de chegada na nona posição.
Antes disso, Franchitti já havia sido beneficiado pela batida de Kanaan a 31 voltas do fim. O brasileiro terminou em 19º. Bia Figueiredo ficou em 17º, enquanto Vitor Meira foi o 24º.
No pelotão da frente, Franchitti foi seguido do americano Graham Rahal e do espanhol
Oriol Servia. Em uma corrida de recuperação, Will Power conseguiu encerrar sua participação na quarta colocação e manteve a liderança do campeonato.
A corrida ainda contou com a suíça Simona de Silvestro, liberada pelos médicos para disputar a prova em Milwaukee. Ela sofreu um acidente no treino de sábado e precisou ser encaminhada ao hospital. Neste domingo, ela terminou a corrida na 25ª e penúltima colocação.
Confira os dez primeiros colocados em Milwaukee:
1.º – Dario Franchitti
2.º – Graham Rahal
3.º – Oriol Servia
4.º – Will Power
5.º – Danica Patrick
6.º – James Hinchcliffe
7.º – Scott Dixon
8.º – Takuma Sato
9.º – Hélio Castroneves
10.º – Justin Wilson
17.º – Bia Figueiredo
19.º – Tony Kanaan
24.º – Vitor Meira