O francês Christophe Lemaître se tornou o primeiro branco a correr a prova dos 100 metros rasos abaixo dos 10 segundos. O velocista, de 20 anos, registrou 9s98 no Campeonato Nacional, em Valence, sul da França.
“Este era o meu objetivo. Queria correr abaixo dos 10s para estar entre os melhores do mundo. Serei reconhecido como o primeiro corredor branco a superar esta barreira, mas hoje esse tempo foi histórico para mim mesmo”, declarou o atleta.
Com o resultado, Lemaître bateu o recorde francês da prova. Ele superou a marca de 9s99, que pertencia a Ronald Pognon desde 2005. “Era uma meta que eu tinha a algum tempo. As condições estavam boa e eu tive os melhores oponentes para me empurrar em direção ao tempo de Ronald. A única coisa que temi era o vento”, completou o francês, que alcançou o feito histórico com o vento a 1.3 m/s.
O primeiro homem a correr abaixo dos 10 segundos foi o americano Jim Hines, ao registrar 9s95, na Cidade do México. O atual recordista mundial na prova é o jamaicano Usain Bolt, que marcou 9s58 no Mundial de Berlim, no ano passado.