França, República Checa e Croácia garantiram a classificação para a segunda rodada da Copa Davis neste sábado. As equipes faturaram a terceira vitória na série melhor-de-cinco e anteciparam a vaga antes dos últimos jogos de simples no domingo.
Em Toulon, os franceses confirmaram o favoritismo com o triunfo da dupla Michael Llodra e Julien Benneteau sobre os alemães Philipp Kohlschreiber e Christopher Kas por 3 sets a 1, parciais de 6/1, 6/4, 1/6 e 7/5.
Na sexta-feira, Gael Monfils e Jo-Wilfried Tsonga haviam derrotado Kohlschreiber e Benjamin Becker, respectivamente, nos jogos de simples. Na segunda rodada da Davis, os franceses terão pela frente o vencedor do confronto entre Espanha, atual bicampeã, e Argentina.
Na Bélgica, a parceria formada pelos checos Tomas Berdych e Radek Stepanek derrotou os locais Steve Darcis e Olivier Rochus por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/0), 6/0 e 6/3. Foi a terceira vitória dos visitantes, que se garantiram na fase seguinte. Agora eles aguardam a equipe que sair vitoriosa do duelo entre Chile e Israel.
Outro país a avançar na Davis foi a Croácia, que obteve a terceira vitória com Marin Cilic e Ivo Karlovic. Eles superaram os irmãos Nicolas e Giovanni Lapentti por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/3), 6/3 e 7/5. Na sequência da competição, os croatas terão um desafio maior pela frente. Eles vão encarar o vencedor do confronto entre Sérvia, de Novak Djokovic, e Estados Unidos.
Os americanos ganharam um fôlego neste sábado com a vitória da dupla Bob Bryan e John Isner sobre Janko Tipsarevic e Nenad Zimonjic por 3 sets a 1, com parciais de 7/6 (10/8), 5/7, 7/6 (10/8) e 6/3. Mike Bryan, irmão de Bob, foi substituído porque sofreu uma intoxicação alimentar e não pôde entrar em quadra.
Com o resultado, os americanos reduziram a vantagem dos sérvios para 2 a 1. Agora, o duelo em Belgrado será decidido no domingo. Djokovic, número dois do mundo, vai enfrentar Isner em jogo que será seguido do confronto entre Viktor Troicki e Sam Querrey.
Na cidade espanhola de Logroño, os donos da casa viraram a série sobre a Suíça. Neste sábado, a dupla formada por Tommy Robredo e Marcel Granollers ganhou de Stanislas Wawrinka e Yves Allegro por 3 sets a 1, com parciais de 7/6 (10/8), 6/2, 4/6 e 6/4. O duelo também será definido somente no domingo. David Ferrer, ex-top 10, enfrentará Wawrinka e Nicolas Almagro terá pela frente Marco Chiudinelli.
No confronto entre Suécia e Argentina, em Estocolmo, a surpresa foi David Nalbandian. Recuperado de lesão, ele jogou ao lado de Horacio Zeballos e deu a segunda vitória aos visitantes na série. Eles derrotaram Robin Soderling e Robert Lindstedt por 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 7/6 (7/4), 7/6 (7/5)
“Foi um pouco mais difícil no final, mas jogamos muito bem e estamos muito felizes. Por ser a primeira vez em que jogamos juntos, eu acho que foi excelente”, comemorou o argentino, que surpreendeu ao viajar de última hora para a Suécia na quarta-feira.
No domingo, Nalbandian não entrará em quadra. Ele apenas ficará na torcida por Leonardo Mayer, que enfrentará Soderling, número sete do mundo. Na partida seguinte, Joachim Johansson medirá forças com Eduardo Schwank.