A busca por atacantes continua no Atlético. Reforçar o ponto fraco da equipe em 2008 é prioridade absoluta na Baixada e a diretoria está de olho em artilheiros que atuaram no exterior e podem voltar ao Brasil. Um deles é França, ex-São Paulo e seleção brasileira, que foi sondado pelo Furacão.

continua após a publicidade

França, 32 anos, jogou a última temporada no futebol japonês, pelo Kashiwa Reysol. Segundo o empresário do atleta, Wagner Ribeiro, o Furacão está interessado em sua contratação. “Estamos conversando, mas ainda não há nada certo. Vamos esperar a situação contratual dele se definir”, revela.

O contrato de França com o time japonês terminou no dia 31 de dezembro. “Agora vamos começar a decidir onde ele jogará em 2009. O Kashiwa tem interesse na renovação”, diz Ribeiro.

Além do Kashiwa, outros clubes brasileiros já teriam procurado o agente em busca de França. “Tive conversas com representantes de outros times do Brasil, mas prefiro não revelar quais”, conta o empresário.

continua após a publicidade

Ontem, França pode ter feito sua despedida do futebol japonês. O Kashiwa enfrentou o Gamba Osaka na decisão da Copa do Imperador e foi derrotado por 1 a 0. França começou o jogo no banco e entrou na segunda etapa.

Agora, o atacante volta para casa para definir seu futuro. “Ele está voltando para o Brasil neste final de semana. Agora vamos sentar para conversar”, afirma Wagner Ribeiro.

continua após a publicidade

Trajetória

Françoaldo Sena de Souza é natural de Codó, no Maranhão, mas começou a carreira no Nacional, de Manaus (AM), em 1993. No ano seguinte, foi contratado pelo XV de Jaú, onde atuou por duas temporadas.

No final de 1995, França foi para o São Paulo, onde sua carreira decolou. Fez 182 gols em 323 partidas e se tornou o quarto maior artilheiro da história do clube do Morumbi. Pela seleção brasileira foram oito jogos e um gol, contra a Inglaterra, em maio de 2000, em Londres.

Em 2002, uma grave lesão o tirou de atividade por seis meses e acabou com as chances de ir para a Copa do Mundo. Após se recuperar, foi vendido para o Bayer Leverkusen, da Alemanha, por 12 milhões de dólares.

Sem repetir o sucesso que fez no tricolor paulista, França ficou no futebol alemão até 2005, quando foi contratado pelo Kashiwa. Em 2008, ele fez 25 jogos pelo time japonês e marcou oito gols.

Expectativa

Independente de um acerto com França, o Atlético deve apresentar novidades na semana que vem. O técnico Geninho pediu reforços para o ataque e a torcida está na expectativa com a promessa da diretoria de mais investimentos no futebol.

Por enquanto, a única contratação do Furacão é o atacante Jorge Preá, que veio do Palmeiras em troca do zagueiro Danilo. Além dele, o time da Baixada conta com Rafael Moura, Júlio César, Ferreira, Pedro Oldoni, Geílson, Wallyson e Willian para o setor.