Zurique – As três grandes seleções, que entraram na rodada de ontem das Eliminatórias Européias para a Copa do Mundo em situação complicada, conseguiram empates fora de casa, mas a única que tem motivo para comemorar é Portugal, que enfrentou seu maior rival no grupo 3 – a Eslováquia – e manteve a liderança.

continua após a publicidade

França e Espanha continuam em posição delicada.

A França sofreu para empatar com Israel por 1 a 1 em Tel-Aviv. O time lidera a chave com 10 pontos ao lado dos israelenses, mas Irlanda e Suíça têm nove e uma partida a menos.

A Espanha passou apuros para sair de Belgrado com um 0 a 0 diante da Sérvia e Montenegro, resultado que a mantém a dois pontos dos sérvios no Grupo 7. Sua sorte é que a Lituânia empatou com a Bósnia por 1 a 1 e não a ultrapassou.

continua após a publicidade

Em Bratislava, Portugal conseguiu um resultado valioso com a Eslováquia -principalmente porque na próxima rodada, dia 4 de junho, jogará em casa contra os eslovacos. ?Os dois times mostraram que são muito fortes. A briga pelo primeiro lugar será equilibrada até o fim?, disse o técnico Luiz Felipe Scolari.

No Grupo 2, a Ucrânia vai se aproximando da classificação para disputar sua primeira Copa do Mundo. Ontem, ganhou em casa da Dinamarca por 1 a 0 e chegou aos 17 pontos, três à frente da Grécia – que bateu a Albânia por 2 a 0.

continua após a publicidade

Outras grandes equipes que venceram na rodada foram a Inglaterra (2 a 0 sobre o Azerbaijão) e a Holanda (2 a 0 sobre a Armênia) – ambas lideram seus grupos.

Na Ásia

Um gol contra salvou o Japão e aliviou a situação do técnico Zico, que estava sendo muito criticado por causa da derrota de sábado por 2 a 0 diante do Irã. A vitória por 1 a 0 sobre Bahrein, em Saitama, fez a equipe japonesa saltar da terceira para a segunda posição do grupo B das Eliminatórias Asiáticas com 6 pontos – um a menos que o Irã e dois à frente de Bahrein.