Genebra – Depois de mais de quatro anos de liderança incontestável, a posição da seleção brasileira no ranking da Fifa começa a ser ameaçada. A França, vice-campeã do mundo, está 40 pontos abaixo do Brasil na classificação. A diferença seria suficiente para que o time brasileiro não precisasse se preocupar. Mas como a França participa de jogos oficiais válidos pelas Eliminatórias para a Eurocopa de 2008, ainda neste ano, tem a chance de somar mais pontos que a seleção de Dunga, que apenas disputará mais dois amistosos em 2006. Pelo ranking, o Brasil soma 1.574 pontos, contra 1.534 da França.

continua após a publicidade

No ranking divulgado em agosto, os franceses apareciam apenas na quarta colocação. Mas o salto ocorreu depois de sua vitória contra a Itália, por 3 a 1, em Paris. O jogo era válido pelas eliminatórias da Eurocopa e, portanto, somam mais pontos para o ranking que um amistoso.

Segundo a Fifa, como os próximos jogos oficiais do Brasil em torneios ocorrem apenas em 2007, na Copa América, as chances da França se tornar número 1 do mundo nunca foram tão grandes. Em 2006, o Brasil disputará mais dois amistosos: contra o Kuwait e contra a Suíça.

A Argentina, que perdeu de 3 a 0 para o Brasil em Londres há uma semana, não caiu no ranking e ocupa a 3.ª posição, com 1.492 pontos.

continua após a publicidade

Já a Inglaterra ocupa sua melhor classificação da história, com 1.477 pontos e na 4.ª colocação. Já os italianos, atuais campeões do mundo, caíram três posições no ranking e agora ocupam a 5.ª colocação.

A lista dos dez maiores ainda inclui a Holanda na 6.ª posição, a República Tcheca na 7.ª e Alemanha na 8.ª. Portugal, em 9.º lugar, seguido pela Espanha, fecham o ranking das dez maiores seleções do planeta.

continua após a publicidade