Depois de perder os pontos conquistados no Campeonato Paranaense de 2017, por causa do caso Getterson, e ser rebaixado para a segunda divisão, o J. Malucelli agora caiu para a terceira divisão estadual. O descenso foi uma determinação da Federação Paranaense de Futebol (FPF).
Em nota assinada pelo presidente Hélio Cury, a entidade explicou que o rebaixamento se deu pelo fato de que o Jotinha “deixou de realizar inscrição para participação de Competição Profissional de sua respectiva Divisão, qual seja o Campeonato Paranaense de Futebol Profissional da Segunda Divisão – Temporada 2018, conforme Edital de Convocação nº 20/2017, publicado em 21/11/2017, bem como convite formal encaminhado pelo Departamento de Competições da FPF (DCO-FPF)”.
Uma situação que já era esperada pelo fato de o clube ter anunciado ainda no final de 2017 que fecharia as portas para o futebol, justamente por conta do rebaixamento nos tribunais. Na ocasião, Getterson atuou as primeiras partidas do Campeonato Paranaense sem estar regularizado no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF, e, com isso, o J. Malucelli perdeu 16 pontos e acabou caindo no Estadual.
Ou seja, a tendência é que o Jotinha não se inscreva também para a Série C, deixando oficialmente as atividades profissionais e também das categorias de base do futebol.