A Federação Paranaense de Futebol, se quiser, tem uma saída regulamentar para modificar a fórmula do Campeonato Paranaense do ano que vem. Ontem, a Federação Carioca de Futebol, junto com representantes de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, reuniu-se e decretou mudanças no Estadual do Rio de Janeiro em 2014. O motivo da alteração é por conta do apertado calendário do futebol brasileiro na próxima temporada.
Com isto, abre-se um precedente para que aqui no Paraná aconteça uma alteração já a partir do ano que vem. No entanto, a alteração no regulamento do Carioca ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Nacional do Esporte (CNE), justamente por conta do Estatuto do Torcedor, que exige que um campeonato tenha a mesma fórmula de disputa por dois anos seguidos.
Porém, por ser um ano atípico, é possível que esta modificação seja liberada pela CNE. De acordo com o próprio Estatuto, existe a possibilidade de realizar alterações no regulamento. O texto que permite a mudança diz o seguinte: “No caso de apresentação de novo calendário anual de eventos oficiais para o ano subsequente, desde que aprovado pelo Conselho Nacional do Esporte, é possível alteração.”
Isso se encaixaria na reformulação das datas impostas pela CBF, que diminuiu o espaço dos Estaduais de 23 para 21 rodadas. A ideia de mudar o regulamento do Paranaense surgiu após a CBF divulgar o calendário do ano que vem. Por causa da Copa do Mundo, a temporada será apertada, com os Estaduais previstos para começar no dia 12 de janeiro, apenas cinco dias após os atletas voltarem de férias.