A Federação Paranaense de Futebol (FPF) divulgou ontem a tabela da Série Ouro do campeonato estadual de 2006. Como já era esperado, a FPF não incluiu na disputa o Engenheiro Beltrão e o Império do Futebol, clubes rebaixados para a Série Prata em 2005 e que foram beneficiados por uma ação judicial que determina a permanência das equipes na divisão principal.
Segundo nota divulgada pela federação, a ação ainda não teve sentença definitiva. Por isso, a entidade se vê no direito de não acatar a decisão do juiz Sílvio Hideki Yamaguchi, da Comarca de Campo Mourão. O magistrado determinou a manutenção de Engenheiro e Império na Série Ouro, com base no artigo 9.º do Estatuto do Torcedor, que impede alterações no regulamento da competição. A ação foi movida por Francisco Assis Alves, torcedor do Engenheiro. Ele argumenta que deveria ter sido realizado um "torneio da morte" para definir os clubes rebaixados, como aconteceu em 2004.
Caso a Justiça determine de maneira definitiva a inclusão das equipes rebaixadas em 2005, o presidente da FPF, Onaireves Moura, diz que vai reunir os clubes que disputam o campeonato e analisar como seria a fórmula de disputa da Série Ouro com dois integrantes a mais.
Na tabela divulgada ontem, não aparecem os nomes do campeão e do vice da Série Prata deste ano. Assim que sair a definição do título, disputado entre Toledo Colônia e Galo Maringá, os nomes das equipes serão incluídos.
Fórmula
De acordo com a fórmula apresentada ontem, a Série Ouro será disputada por 16 clubes, divididos em dois grupos de oito. Na primeira fase, os times jogam entre si, em turno e returno, dentro do mesmo grupo. Os quatro melhores se classificam para as quartas-de-final, que serão disputadas em dois jogos, com cruzamento olímpico (1.ºA x 4.ºB, 2.ºA x 3.ºB, 1.ºB x 4.ºA e 2.ºB x 3.ºA).
O mesmo acontece nas semifinais e na final.
O time de melhor campanha ao longo de todo o campeonato tem a vantagem de jogar a partida de volta em seu estádio. Em caso de igualdade, após as duas partidas, as vagas serão definidas nos pênaltis.
Arbitral
Moura também anunciou ontem, que no próximo dia 22, os clubes que disputarão o Paranaense 2006 vão se reunir para tratar de assuntos relativos ao patrocínio do campeonato.