A Comissão de Vistoria da Federação Paranaense de Futebol (FPF) começa hoje a avaliar os estádios da capital para o Estadual do ano que vem. Vila Capanema e Couto Pereira passam pelo pente-fino, assim como o Fernando Charbub Farah (Caranguejão), em Paranaguá, onde o Rio Branco deve mandar os jogos do Paranaense 2009.

continua após a publicidade

Como têm boa manutenção e estão em uso pelo Brasileirão, os estádios de Coritiba e Paraná Clube não devem apresentar surpresas desagradáveis. Transtorno maior é previsto para o litoral, uma vez que o Caranguejão está mal conservado. “Já vamos a Paranaguá preparados para vistoriar também a Estradinha”, disse o chefe da comissão e vice-presidente da FPF, Reginaldo Cordeiro.

Amanhã, a série de vistorias termina com a Arena da Baixada e o Janguito Malucelli. Segundo Cordeiro, até agora os maiores problemas foram verificados no ABC, do Foz do Iguaçu, e no Erich Georg, do Nacional, de Rolândia justamente os dois clubes que sobem para a elite em 2009. “Toleramos algumas coisas na Divisão de Acesso, mas para a Série Ouro a exigência é maior”, falou Cordeiro.

Em Rolândia, a FPF pede a troca dos alambrados e adequação de espaço para torcida adversária, com banheiros e bares próprios. Em Foz, será necessário isolar o campo auxiliar, com muro ou alambrado, para que torcedores não entrem de carro no estádio sem revista da PM. Devem ser construídos banheiros e bares no setor dos visitantes, além de um isolamento da área onde chegam as delegações.

continua após a publicidade

Willie Davids

A novidade é a provável ausência de Maringá no Estadual. O Willie Davids está em obras e, conforme a prefeitura local informou à FPF, o estádio só será liberado em abril, quando termina o Estadual.

continua após a publicidade

Se o cronograma não for antecipado, o Galo Maringá terá que indicar outra cidade para mandar seus jogos. Uma pista de atletismo está sendo construída ao redor do gramado.