A Federação Paranaense de Futebol (FPF) confirmou ontem o cancelamento da Copa Paraná, que nos últimos três anos movimentava o futebol local no 2.º semestre.
Apenas Atlético, Paraná Clube e Iraty se interessaram pela disputa em 2009. A FPF adiou duas vezes o prazo de inscrições e o arbitral. Na esperança que os outros clubes se mobilizassem a competição sairia com um mínimo de seis equipes. Ninguém mais se manifestou.
Teriam vaga garantida os 14 classificados para o Campeonato Paranaense de 2010, incluindo os dois que sobem pela Divisão de Acesso, ainda em andamento. A competição dava ao campeão vagas na Série D do Brasileiro e da Copa do Brasil.
Para Atlético e Paraná, serviria para observação de jogadores não aproveitados no elenco principal. “Oferecemos o calendário. O Londrina, por exemplo, terá atividade neste ano graças à Copa Paraná. Ela também servia como preparação para o Campeonato Estadual. Mas infelizmente os clubes entenderam que a competição seria deficitária”, afirmou o vice-presidente de futebol da FPF, Amilton Stival.
Os clubes reclamam que a competição atrai pequeno público e não há ajuda nenhuma da FPF, ou de patrocinadores. Em 2008, oito clubes participaram: Londrina, Cianorte, Atlético, Nacional, Foz do Iguaçu, Iraty, Engenheiro Beltrão e Toledo.
O Tubarão venceu a última edição, o J. Malucelli conquistou em 2007 e o Roma Apucarana, em 2006, quando o torneio se chamava Copa 100 Anos. A Federação, porém, informou que a competição será mantida no calendário oficial e poderá voltar a ser disputada em 2010.