O Campeonato Paranaense-2008 está às vésperas das semifinais, mas a Federação ainda não sabe como será definida a última vaga do Estado para a Série C do Brasileirão.
O regulamento do Estadual determina que jogarão a Terceirona os dois melhores colocados, fora o campeão da Copa Paraná de 2007 (o J. Malucelli), já garantido, e os integrantes das Série A – Atlético e Coritiba e Série B – Paraná. O problema é que nenhum artigo explica os critérios para ordenar do 5.º ao 8.º colocado.
Pela lógica, o Toledo, único garantido nas semifinais, será um dos representantes paranaenses na Série C. O mesmo acontecerá com o Engenheiro Beltrão se vencer o Paraná e classificar-se para a próxima fase.
Se o Engenheiro Beltrão não passar, há duas hipóteses para definição dos times da Terceirona: melhor campanha geral ou melhor campanha na 2.ª fase.
A primeira hipótese é a mais provável. Assim foi definida a classificação do Estadual-2007 para efeito de votos no arbitral do campeonato de 2008. Desta forma, o Iraty já estaria garantido. O Azulão soma 31 pontos e não poderia ser alcançado pelos demais candidatos à Terceirona: o próprio Engenheiro (27) e Adap Galo (25).
O superintendente da FPF, Amilton Stival, falou ontem à Tribuna que consultará a CBF antes de definir os critérios de classificação dos paranaenses à Série C.
A 3.ª Divisão de 2008 será ainda mais importante pela intenção da CBF de criar a Série D – a 4.ª Divisão do Brasileiro – no ano que vem. Pelo projeto inicial, ainda não oficializado pela entidade, a Terceirona de 2009 teria 20 participantes -quatro times que cairão da Série B e 16 classificados através da Série C de 2008. Já a 4.ª Divisão teria 64 concorrentes e seria disputada nos mesmos moldes da atual 3.ª Divisão, com fases regionalizadas.
Para a Copa do Brasil de 2009 classificam-se apenas o campeão e o vice do Estadual. O Jotinha já está garantido pela conquista da Copa Paraná. Mesmo que não cheguem à final, times com boa classificação no ranking da CBF, como Atlético, Coritiba e Paraná, têm chances de disputar a competição através de convite.