A Federação Paranaense de Futebol decidiu adotar uma postura de oposição quanto ao apelo do Paraná Clube para a antecipação da Divisão de Acesso. Em nota oficial, o presidente da FPF, Hélio Cury, reafirmou que apenas com a “unanimidade” dos nove clubes do interior irá acatar a mudança. “Senão, a competição será disputada de maio a agosto, como estabelece o nosso calendário”, cravou o dirigente, apegando-se ao princípio da isonomia, sem dar privilégios a nenhum de seus filiados.

continua após a publicidade

A diretoria do Paraná segue trabalhando nos bastidores e ontem o presidente eleito Rubens Bohlen esteve reunido, em Londrina, com dirigentes do Júnior Team, um dos times que ainda se mantém resistente quanto à mudança. O Tricolor tenta mostrar que caso a Divisão de Acesso seja disputada paralelamente à Série B, seria impossível a realização da competição estadual em apenas três meses, como deseja a FPF. Sobre o tema, Cury foi taxativo: “O Paraná é que precisa se encaixar à essa realidade”.

Para o presidente da FPF, não cabe à entidade administrar o problema do Paraná. “Não posso admitir que a participação de um clube afete o cronograma e o orçamento dos demais filiados”, disse Hélio Cury. “O Paraná já sabe de antemão que terá essas duas competições e deve se organizar para poder disputá-las simultaneamente. Caso os clubes aceitem, de forma unânime a antecipação, o problema está resolvido. Mas, repito, tem que ser com a concordância de todos.”

O Tricolor, na primeira reunião, obteve o “sim” de seis clubes – Foz (Foz do Iguaçu), Nacional (Rolândia), FC Cascavel, Agex (União da Vitória), Serrano (Prudentópolis) e Cincão (Londrina) -, mas outros três ainda mantém postura contrária à antecipação do início da disputa para a segunda quinzena de fevereiro. Cascavel CR, Júnior Team (Londrina) e Grêmio Metropolitano (Maringá) alegam dificuldades para a montagem de seus elencos até a data pretendida pelo Paraná e os demais clubes do interior.

continua após a publicidade

Na próxima segunda-feira, às 14h, na sede da Kennedy, ocorre mais uma reunião convocada pelo Tricolor. Um encontro que será definitivo. “Temos que definir tudo até lá. Estamos conversando com todos os clubes e tentando mostrar que jogar de fevereiro a maio será melhor para todos”, resumiu Rubens Bohlen.