Um dos esportes mais populares do Brasil, o futsal teve a sua noite de gala nesta semana. Em evento realizado na cidade paranaense de Foz Iguaçu, foram premiados os melhores atletas das duas últimas temporadas, além de anunciadas as novidades para a edição 2010 da Liga nacional de clubes.
Dona de três títulos nos últimos cinco anos, a Malwee Cimed foi a grande vencedora, com seis atletas premiados: Falcão (melhor ala esquerdo, melhor jogador e artilheiro de 2008 e 2009), Lenísio (melhor pivô de 2008 e 2009; artilheiro de 2009), Tiago (melhor goleiro de 2008), Chico (melhor fixo de 2008), Valdim (melhor ala direito de 2008, ano em que defendia a Cortiana/AFF) e Basília (revelação de 2008, quando jogava também jogava na Cortiana). Técnico da equipe catarinense, Fernando Ferretti foi eleito o melhor de seu cargo há dois anos.
Atual campeão, o Carlos Barbosa levou outras duas taças para o Rio Grande do Sul: melhor goleiro de 2009, dada a Lavoisier e melhor técnico do último campeonato, entregue ao respeitado treinador Paulo Mussalem. Ala do V&M Minas, Diece foi escolhido como revelação do último ano. Já o bom desempenho de Júlio rendeu não só um contrato no Krona/Joinville/DalPonte ao ex-atleta do Zaely/Penalty/ Umuarama como também o troféu de destaque como fixo.
Próximo campeonato
A Liga Futsal homenageou os melhores das últimas temporadas, mas não se esqueceu de falar de 2010. Com recorde de participantes (21), o próximo nacional de clubes será iniciado na segunda-feira (5 de abril), com o Carlos Barbosa iniciando a defesa da taça diante do Atlântico URI Erechim, às 19h, em seu ginásio.