Vencedores das duas primeiras etapas da temporada do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2008, os campeões olímpicos Ricardo e Emanuel (BA/PR) assumiram a segunda colocação no ranking nacional após os títulos em Xangri-lá (RS) e Florianópolis, respectivamente. Entre as duplas femininas, a liderança segue com Juliana e Larissa (CE/PA), que também venceram as etapas iniciais da temporada. As quinze parcerias mais bem colocadas nos rankings masculino e feminino, além de duas parcerias (uma masculina e outra feminina) indicadas pela Federação Paranaense, são as equipes garantidas no torneio principal da etapa de Foz do Iguaçu, entre esta quinta-feira e domingo.
A arena foi montada no mirante do vertedouro, dentro da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na Avenida Tancredo Neves, 6702. A programação de jogos começará na quinta-feira, com o torneio qualifying, que definirá as 16 últimas duplas (oito masculinas e oito femininas) garantidas no torneio principal, que começará na sexta-feira.
A competição terá seqüência no sábado, quando, no fim do dia, serão conhecidas as duplas que decidirão o título da terceira etapa da temporada, no domingo. A entrada é gratuita e a doação de um quilo de alimento não perecível, opcional.
Depois de iniciarem a temporada na quinta colocação do ranking nacional, Ricardo e Emanuel somam agora 1.440 pontos, contra 1.520 dos líderes e atuais campeões do Circuito Banco do Brasil, Franco e Pedro Cunha (CE/RJ). Vice-campeões das duas primeiras etapas, Pedro Solberg e Harley (RJ/DF) são os terceiros colocados, com 1.360 pontos, mesma pontuação acumulada por Márcio/Fábio Luiz (CE/E), que ocupa o quarto lugar no ranking.
No feminino, as atuais tricampeãs do Circuito Banco do Brasil, Juliana e Larissa, seguem na liderança do ranking, com 1.520 pontos, mesma pontuação das segundas colocadas, Renata e Talita (RJ/AL). As irmãs cariocas Maria Clara e Carolina estão em terceiro lugar, com 1.280 pontos. Na quarta colocação, aparecem Agatha/Shaylyn (PR/CE), com 1.200 pontos e, em quinto lugar, Maria Elisa e Val (PE/RJ), com 1.120. Foz do Iguaçu