Com atividades até o dia 23 deste mês, a partir desta quarta-feira, Foz do Iguaçu entrará para a história do esporte mundial com a realização do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom envolvendo mais de trezentos canoístas de países de todo o mundo. Pela primeira vez na história do Brasil, uma modalidade de esporte individual incluída na programação dos Jogos Olímpicos fará sua respectiva seletiva mundial em território brasileiro. 60% das vagas dos atletas que participarão dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, serão conhecidas no Canal Itaipu, localizado no Parque Piracema da Usina Hidrelética de Itapipu, em Foz do Iguaçu.
?Sem dúvida será o maior e mais importante evento desportivo olímpico já realizado no Estado do Paraná. A natureza deste evento conquistado pela canoagem brasileira poderá auxiliar de forma altamente frutífera os anseios do Comitê Olímpico Brasileiro e do próprio Ministério do Esporte em sediar futuramente os Jogos Olímpicos no Brasil?, destacou João Tomasini Schewertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).
O Mundial de Canoagem Slalom deverá contar com a participação dos mais ilustres canoístas desta modalidade e de todos os futuros medalhistas dos Jogos Olímpicos de Pequim, que disputarão em Foz do Iguaçu as vagas nas categorias K1 masculino e feminino, C1 e C2 masculino, além da disputa por equipes.