Com a boa vitória, o Fortaleza chegou aos oito pontos, mesmo número do Avaí. O time cearense, no entanto, terminou com um saldo de zero, enquanto o Avaí ficou com saldo negativo de um gol. O time comandado por Zetti ainda contou com a derrota do Bahia para o Brasiliense, em plena Fonte Nova, por 3 a 2.
Mesmo sabendo que precisava de uma vitória de mais de um gol de diferença para conseguir o acesso, o Fortaleza começou o jogo um tanto afobado e dando sinais de desorganização tática, o que facilitava a missão do Avaí de conseguir o empate. Mas aos poucos e empurrado pelos incessantes gritos de apoio de sua torcida, o time cearense foi crescendo de produção no jogo.
Aos 32 minutos os donos da casa conseguiram abrir o placar. Sérgio fez levantamento pela direita e Marcelo Lopes se atirou para marcar um bonito gol de cabeça, inflamando ainda mais a animada torcida. Em resposta, o Fortaleza conseguiu manter o bom momento e pressionou até o final do primeiro tempo. Aos 45, Marco Antônio perdeu gol feito, cabeceando para fora.
Sabendo que o Bahia atrasou o início do jogo em Salvador Fortaleza e Avaí se utilizaram da mesma tática no intervalo em Fortaleza, atrasando a volta em cerca de 20 minutos. Com a bola rolando, o que se viu foi um Fortaleza mais comedido, tentando explorar contra-ataques para marcar o segundo gol.
Aos 18 minutos, o Fortaleza desperdiçou mais uma ótima oportunidade. Juninho Cearense deu um lençol em Naílton, mas na hora de finalizar, mesmo sozinho com o goleiro, chutou por cima. O jogo parecia que caía de produção, mas um gol do Brasiliense, em Salvador, agitou novamente a partida. Aos gritos de "volta Leão, pra Primeira Divisão", a torcida do Fortaleza viu, aos 32 minutos, o zagueiro Ronaldo Angelim marcar de cabeça o gol do acesso.
Ficha Técnica
Fortaleza – Bosco; Erandir, Fernandão e Ronaldo Angelim; Sérgio, Marcelo Lopes, Dude (Juninho Goiano), Mazinho Lima e Juninho Cearense (Daniel Sobralense); Guaru e Marco Antônio (Jean Carlo). Técnico: Zetti.
Avaí – Adinam; Edílson, Jardel (Bidu), Naílton e Marquinhos; Juliano, Marcos Basílio, Marquinhos Paraná e Paulista (Luizinho Netto); Joelson e Tico (Silvinho). Técnico: Roberto Cavalo.
Gols: Marcelo Lopes aos 32 minutos do 1º tempo; Ronaldo Angelim aos 32 minutos do 2º tempo.
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS)
Cartão Amarelo: Jardel, Marcelo Lopes
Público: 21.029 pagantes
Renda: não fornecida
Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)