A Fórmula Truck terá novo sistema de pontuação. A mudança agrada ao tetracampeão da categoria, Wellington Cirino, da equipe ABF/ Mercedes-Benz, que visualiza maior competitividade e mais postulantes ao título na temporada deste ano.
O novo sistema de pontuação entra em vigor na primeira etapa do Campeonato Brasileiro da categoria, a ser disputada no dia 8 de março, em Guaporé, no Rio Grande do Sul.
Agora somente os cinco primeiros marcam pontos na bandeira amarela programada, que passa a acontecer quando se completar 40% da prova. O primeiro colocado marca cinco pontos; o segundo, quatro; o terceiro, três; o quarto, dois; e o quinto colocado, um ponto.
A pontuação final da prova aumenta de 20 para 25 pontos para o primeiro colocado e até o 14.º colocado recebe pontos. A distribuição de pontos será assim: 1.º) 25 pontos; 2.º), 20; 3.º) 17; 4.º) 14; 5.º) 12; 6.º) 10; 7.º) 8; 9.º) 6; 10.º) 5; 11.º) 4; 12.º) 3: 13.º) 2; e 14.º) 1 ponto. A pole position continua valendo um ponto.
Segundo Cirino, a nova pontuação deixará a Fórmula Truck mais competitiva, aumentando a importância de se marcar pontos. “Com a pontuação até o 14.º, a parte final da corrida será valorizada. O trabalho nos boxes ganha mais importância. Quando o piloto tiver um pequeno problema, valerá a pena a equipe trabalhar nos boxes para colocá-lo novamente na pista porque um ponto poderá fazer a diferença na definição do campeão da temporada. As provas serão mais equilibradas e teremos mais competidores brigando pelo título no fim do ano”, acentua Cirino.
Calendário
O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck deste ano será disputado em dez etapas. O calendário é o seguinte: 8 de março, Guaporé (RS); 26 de abril, Fortaleza (CE); 17 de maio, Caruaru (PE); 14 de junho, Goiânia (GO); 19 de julho, São Paulo (SP); 16 de agosto, Londrina; 20 de setembro, Buenos Aires (Argentina); 25 de outubro, Santa Cruz do Sul (RS); 15 de novembro, Curitiba; e 13 de dezembro, Brasília (DF).