Cascavel (AE) – Já faz 11 anos que a primeira prova oficial da Fórmula Truck foi realizada, em Cascavel. Hoje, às 14h, a mesma cidade sedia a prova de abertura da temporada 2007. Em mais de uma década, muita coisa mudou na categoria: regras, caminhões, locais de competição, pilotos… Um dos poucos que permaneceram na Truck foi o atual campeão, Renato Martins (Volkswagen), vencedor da corrida e campeão no ano de 1996. Neste sábado, às 15h30, será definido o grid de largada.
Há 11 anos, com um Scania, Renato trabalhava como caminhoneiro de uma empresa paulista. Foi convidado pelo amigo Aurélio Batista, o promotor da Truck, para correr numa possível categoria de caminhões. ?Sempre quis correr de moto, mas nunca tive recursos. Também pensei em Stock, mas não conhecia ninguém lá que pudesse me ajudar. O convite do Aurélio foi bastante interessante porque sempre gostei de velocidade?, lembra o bicampeão.
Em 1996, a equipe de Renato resumia-se a um chefe de equipe e quatro mecânicos. ?Não dá nem para lembrar muito daquele tempo. Fazer comparações é muito difícil?, diz Frank Macedo, que até hoje é o chefe da RM Competições. ?Hoje, entre mecânicos, encarregados de pintura, dos pneus, do transporte dos caminhões na etapa e outros serviços, temos 26 pessoas diretamente ligadas à equipe?, enumera.
Isso sem contar a diferença nos caminhões. Em relação ao atual modelo, o de 1996 pesava seis toneladas – mais de mil quilos a mais que o atual. Com freios a tambor, para fazer uma curva em alta velocidade, era necessário reduzi-la a aproximadamente 200 metros da curva; atualmente, essa distância cai para 50 metros. ?Naquele primeiro ano, uma volta era virada em 1min45. Hoje, vira-se em 1min20?, compara Macedo.