Genebra – O enterro de Clay Regazzoni, ontem, na Suíça, reuniu vários ídolos da Fórmula 1. O brasileiro Emerson Fittipaldi, o escocês Jackie Stewart e o austríaco Niki Lauda estavam entre as centenas de pessoas que foram se despedir do ex-piloto, que morreu aos 67 anos, na última sexta, ao sofrer acidente de carro na região de Parma, na Itália.
O funeral aconteceu na Basílica do Sagrado Coração, em Lugano, a cidade natal do suíço Regazzoni. Depois, o corpo do ex-piloto foi enterrado no jazigo de sua família no cemitério de Porza, que fica na região.
Embora nunca tenha sido campeão mundial, Regazzoni é um dos pilotos mais respeitados da história da Fórmula 1. Começou a correr aos 20 anos e chegou à principal categoria do automobilismo em 1970, estreando justamente na maior equipe: a Ferrari, no GP da Holanda.
Em 10 anos de Fórmula 1, Regazzoni passou por diversas equipes e disputou 132 corridas, vencendo cinco e chegando 28 vezes ao pódio. Em 1974, foi vice-campeão mundial, perdendo a disputa do título para Emerson Fittipaldi.
A última corrida na Fórmula 1 que Regazzoni disputou foi em 1980, nos Estados Unidos, quando sofreu um acidente sério, ficando paralítico: os freios de seu carro falharam no final de uma reta de alta velocidade e ele atingiu um carro que estava parado em uma área de escape.
Spyker confirma Adrian Sutil em 2007
Londres – O piloto alemão Adrian Sutil será o segundo piloto da equipe Spyker na temporada de 2007 da Fórmula 1. Aos 23 anos, ele tem um currículo respeitável: foi campeão japonês de Fórmula 3 no ano passado, com a Toyota, e vice europeu da mesma modalidade em 2005, superado apenas pelo inglês Lewis Hamilton, que será companheiro de Fernando Alonso na McLaren.
No ano passado, Sutil chegou a pilotar os treinos livres da sexta-feira em três corridas pela equipe, ainda chamada de Midland. ?Para ser honesto, eu acreditava que seria apenas piloto de testes?, afirmou o piloto, que terá como companheiro o holandês Christijan Albers.
?É uma grande contratação para a equipe. Trata-se de um piloto que amadureceu rapidamente e nos deixou muito impressionados no ano passado, e é por isso que fizemos questão de contar com ele? disse o chefe da equipe, Colin Kollers, que escolheu o piloto em detrimento do português Tiago Monteiro, que não marcou nenhum ponto no ano passado.
Com a chegada de Sutil, os únicos cockpits ainda não definidos para 2007 são os da Toro Rosso, que tende a manter a dupla de 2006, com o norte-ameriano Scott Speed e o italiano Vitantonio Liuzzi – que marcou o único ponto da equipe na temporada, com o oitavo lugar no GP dos Estados Unidos. ?Eles estão na pole, mas ainda não encerramos nossas discussões e devemos ter algo certo até o fim do ano?, disse o ex-piloto austríaco Gerhard Berger, um dos sócios da equipe.
Outro alemão, Timo Glock, foi anunciado pela BMW Sauber como o segundo piloto de testes da equipe, que terá seu compatriota Nick Heidfeld e o polonês Robert Kubica como titulares, além de outro alemão, Sebastien Vettel, como piloto de testes.