Fórmula 1 se despede de Clay Regazzoni

Genebra – O enterro de Clay Regazzoni, ontem, na Suíça, reuniu vários ídolos da Fórmula 1. O brasileiro Emerson Fittipaldi, o escocês Jackie Stewart e o austríaco Niki Lauda estavam entre as centenas de pessoas que foram se despedir do ex-piloto, que morreu aos 67 anos, na última sexta, ao sofrer acidente de carro na região de Parma, na Itália.

O funeral aconteceu na Basílica do Sagrado Coração, em Lugano, a cidade natal do suíço Regazzoni. Depois, o corpo do ex-piloto foi enterrado no jazigo de sua família no cemitério de Porza, que fica na região.

Embora nunca tenha sido campeão mundial, Regazzoni é um dos pilotos mais respeitados da história da Fórmula 1. Começou a correr aos 20 anos e chegou à principal categoria do automobilismo em 1970, estreando justamente na maior equipe: a Ferrari, no GP da Holanda.

Em 10 anos de Fórmula 1, Regazzoni passou por diversas equipes e disputou 132 corridas, vencendo cinco e chegando 28 vezes ao pódio. Em 1974, foi vice-campeão mundial, perdendo a disputa do título para Emerson Fittipaldi.

A última corrida na Fórmula 1 que Regazzoni disputou foi em 1980, nos Estados Unidos, quando sofreu um acidente sério, ficando paralítico: os freios de seu carro falharam no final de uma reta de alta velocidade e ele atingiu um carro que estava parado em uma área de escape.

Spyker confirma Adrian Sutil em 2007

Londres – O piloto alemão Adrian Sutil será o segundo piloto da equipe Spyker na temporada de 2007 da Fórmula 1. Aos 23 anos, ele tem um currículo respeitável: foi campeão japonês de Fórmula 3 no ano passado, com a Toyota, e vice europeu da mesma modalidade em 2005, superado apenas pelo inglês Lewis Hamilton, que será companheiro de Fernando Alonso na McLaren.

No ano passado, Sutil chegou a pilotar os treinos livres da sexta-feira em três corridas pela equipe, ainda chamada de Midland. ?Para ser honesto, eu acreditava que seria apenas piloto de testes?, afirmou o piloto, que terá como companheiro o holandês Christijan Albers.

?É uma grande contratação para a equipe. Trata-se de um piloto que amadureceu rapidamente e nos deixou muito impressionados no ano passado, e é por isso que fizemos questão de contar com ele? disse o chefe da equipe, Colin Kollers, que escolheu o piloto em detrimento do português Tiago Monteiro, que não marcou nenhum ponto no ano passado.

Com a chegada de Sutil, os únicos cockpits ainda não definidos para 2007 são os da Toro Rosso, que tende a manter a dupla de 2006, com o norte-ameriano Scott Speed e o italiano Vitantonio Liuzzi – que marcou o único ponto da equipe na temporada, com o oitavo lugar no GP dos Estados Unidos. ?Eles estão na pole, mas ainda não encerramos nossas discussões e devemos ter algo certo até o fim do ano?, disse o ex-piloto austríaco Gerhard Berger, um dos sócios da equipe.

Outro alemão, Timo Glock, foi anunciado pela BMW Sauber como o segundo piloto de testes da equipe, que terá seu compatriota Nick Heidfeld e o polonês Robert Kubica como titulares, além de outro alemão, Sebastien Vettel, como piloto de testes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo