São Paulo – Quem esperava por mudanças radicais na Fórmula 1 para o ano que vem pode ir se preparando para uma transição morna e gradual. Das nove medidas propostas em Suzuka há duas semanas pela FIA, preocupada com o domínio da Ferrari e a queda de interesse pela categoria, apenas uma foi aprovada ontem na reunião da Comissão de F-1 da entidade ? a de uma maior diversidade de pneus colocados à disposição das equipes. As sugestões mais polêmicas, como o rodízio de pilotos e o uso de lastros nos carros, viraram história.
A Comissão se reuniu ontem num hotel do aeroporto de Heathrow, em Londres, comandada pelo presidente da FIA, Max Mosley. As principais alterações no regulamento acabaram sendo o novo sistema de pontuação (agora, do primeiro ao oitavo marcam pontos, contra o sistema adotado em 1960, com pontos para os seis primeiros) e o novo formato dos treinos de classificação.
A formação do grid, a partir de 2003, será feita a partir de duas sessões, uma na sexta e outra no sábado, com os pilotos tendo direito a apenas uma volta lançada em cada. Eles irão para a pista um de cada vez, com a ordem de entrada determinada, na sexta, pelas posições do campeonato e, no sábado, pelos tempos de sexta.
Ao lado está um gráfico com todas as mudanças aprovadas no encontro de ontem.