Fórmula 1: Inscrições para temporada de 2010 abertas

Todas escuderias que integram a Associação das Equipes de Fórmula 1 (Fota), entre elas a italiana Ferrari, se inscreveram com “reservas” no mundial de F-1 de 2010. O prazo limite para a inscrição será encerrado às 23h59min de hoje.

As inscrições de Ferrari, McLaren, BMW-Sauber, Renault, Red Bull, Toro Rosso, Brawn GP e Force Índia foram apresentadas com condicionamentos, que ainda não foram aceitos pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

“Todas as escuderias da Fota apresentaram hoje a inscrição para a competição de Fórmula 1 de 2010”, diz uma nota emitida pela associação, que ratifica “o empenho de seus associados em participar do Campeonato do mundo da FIA”.

Por outro lado, “por unanimidade”, a Fota “se expressa por ações ulteriores em relação à redução substancial dos custos nos próximos três anos, criando um sistema que preserve a competição no plano tecnológico e que, ao mesmo tempo, facilite o ingresso de novas equipes. Medidas que estão de acordo com o que a Fota já decidiu em 2009”, continua a nota.

Entre as condições impostas pela associação estão a renovação do Pacto de Concórdia até o próximo dia 12, o que dará a segurança ao futuro do esporte com um acordo entre todas as partes envolvidas, e que as normas de 2010 sejam aquelas já em vigor, salvo as modificações que estejam em conformidade com as propostas da Fota à Fia.

“As escuderias esperam o futuro com otimismo e esperam uma colaboração produtiva com a Federação, que estabeleça bases sólidas para um futuro estável e são na Fórmula 1”, concluiu o grupo.

Antes, a única equipe integrante da Fota que havia apresentado sua inscrição era a Williams, escuderia que ontem foi suspensa por esta atitude. Já que o grupo, liderado pela Ferrari, havia criticado as novas regras para a próxima temporada. A escuderia italiana inclusive, com o apoio de Renault, Toyota, Red Bull e Toro Rosso, ameaçou não disputar o próximo Mundial caso não houvessem mudanças na regulamentação proposta pela FIA.