O Comitê Organizador da Olimpíada do Rio de Janeiro apresentou na sede do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o Conselho de Esportes para os Jogos de 2016. O grupo, formado por 14 personalidades ligadas ao esporte, foi composto com a intenção de utilizar a experiência de competidores olímpicos para aprimorar a qualidade e adaptação às regras de locais que sediarão competições olímpicas no Rio, além de divulgar a Olimpíada para o público fã do esporte no Brasil e no exterior.
O grupo presente à Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, é composto por Adriana Samuel (vôlei de praia), Álvaro Afonso de Miranda Neto, o Doda (hipismo), Bernard Rajzman (vôlei), Bernardo Rezende, o Bernardinho (vôlei), Carlos Alberto Parreira (futebol), Daniel Dias (natação), Gustavo Kuerten, o Guga (tênis), Janeth Arcaín (basquete), Maurren Maggi (atletismo), Ricardo Prado (natação) e Rosicleia Campos (judô). Diretor do conselho, Bernard também é representante do grupo na comissão de atletas do COB, do qual é presidente.
Ex-presidente da Fifa, João Havelange é o presidente de honra do Conselho, e esteve presente na cerimônia do COB. A cerimônia teve três “desfalques”: Daniel Dias (que compete em provas da natação paraolímpica no exterior), Doda e Bernardinho.
Porém, contou também com a homenagem do Comitê Olímpico Internacional (COI) a Janeth, entregue por Nuzman como reconhecimento pelos serviços prestados pela ex-jogadora por meninas carentes e pela inclusão da mulher ao esporte.