Fora, Palmeiras quer ampliar vantagem no G4 da Série B

O Palmeiras tem chance neste sábado de ampliar ainda mais a folga de 15 pontos para quem está fora do G4. Em confronto direto contra o quinto colocado, o América-MG, às 16h20, no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 22.ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, a equipe de Gilson Kleina busca a terceira vitória consecutiva e aposta na dupla de armadores Mendieta e Valdivia, grandes amigos fora de campo.

Com a escalação de dois meias, o time altera o esquema 4-3-3 utilizado nos dois últimos jogos para o 4-4-2. “Você agrega poder de criatividade ao time. Todo jogo que o Valdivia entra em campo recebe uma marcação especial e por isso a presença do Mendieta alivia um pouco esse esquema”, explicou o técnico. Outra novidade é a permanência do volante Wendel como lateral-esquerdo. Juninho está recuperado de dores no púbis, mas fica no banco de reservas.

Desde junho no Palmeiras, Mendieta, ex-Libertad (Paraguai), já se cercou de amigos ídolos da torcida. Além de Valdivia, um grande conselheiro do camisa 8 é o ex-lateral-direito Arce. Com as dicas deles, o meia paraguaio espera fazer história no clube e ganhar espaço na seleção.

O jogador de 24 anos ainda tenta se adaptar à vida no Brasil. Pouco conhece São Paulo ou entende português, apesar de já confessar a predileção por churrascarias. Com dois gols marcados, ele espera ter mais chances para jogar ao lado de Valdivia, o seu melhor amigo no clube e a quem costuma substituir. “Ele é experiente, humilde, bom profissional, parceiro e dá conselhos sobre como viver na cidade”, disse. De Arce, Mendieta também é só elogios. “Ele foi o primeiro com quem fui falar quando vinha para o Palmeiras. Quis saber mais sobre o clube e quero seguir a mesmo história que ele deixou aqui”, afirmou.

Inclusive Arce, então técnico da seleção paraguaia em 2011, foi o primeiro a convocar Mendieta para a equipe. Porém novas oportunidades não vieram, embora a esperança tenha aumentado recentemente. O Paraguai não conseguiu vaga na Copa do Mundo de 2014 e deve iniciar um processo de renovação.

Essa é a segunda passagem de Mendieta pelo Brasil. Quando tinha 13 anos, ele veio disputar um campeonato em Marília (SP) pela sua escolinha de futebol. Olheiros do Juventus gostaram do potencial e o convidaram dois garotos paraguaios para jogar pelo time da Mooca. Junto com o meia veio o lateral-direito Ivan Piris, ex-São Paulo. “Fiquei só quatro meses. Era muito novo e senti saudades da minha família”, contou.

Mendieta espera ser decisivo neste segundo turno da Série B. Bater o adversário deste sábado faz parte do plano traçado pelo técnico para conseguir o acesso o quanto antes. “Eles têm o objetivo de entrar no G4. Vamos usar isso para mobilizar o grupo e mandar a campo uma equipe coesa”, explicou. Nesta sexta-feira, Serginho foi testado no lugar do paraguaio para uma eventual entrada no segundo tempo do jogo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo