Arquivo |
Juraci Moreira Júnior, campeão no ano passado, tem quatro títulos. |
Há dezoito anos, o verão no Paraná não é completo sem o Sesc Triathlon. Desde 1989 a temporada do nosso litoral é ?encerrada? com a prova mais tradicional do esporte no País e não será diferente este ano – a etapa de Caiobá do circuito está marcada para as 7h45 de amanhã, na praia Mansa.
O evento cresce a cada edição, firmando-se como um dos principais encontros esportivos fora do eixo Rio-São Paulo.
Além de ser realizada na ?periferia? da grande mídia, o Sesc Triathlon tem a diferença de não ter sido criado com o intuito de ser um ?programa de TV? – como outras provas de triatlo, como a Copa Latina, que foi realizada no domingo em Balneário Camboriú. A iniciativa foi do Sesc, que da prova de Caiobá criou o seu próprio circuito.
Em 1989 (e nos nove anos seguintes), o evento era conhecido como Short Triathlon, porque o percurso realizado pelos atletas era a metade da distância olímpica. Na décima edição, foi decidido que a prova teria duas disputas – a profissional, com a distância usada nos Jogos Olímpicos (1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida), e a amadora, com as distâncias antigas (750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida).
Dois dos grandes favoritos da prova de amanhã são também grandes campeões da história do Sesc Triathlon. A paulista Carla Moreno e o paranaense Juraci Moreira Júnior têm quatro títulos e são os atuais detentores dos troféus da prova de Caiobá. Em 2006, Carla teve que vencer a alemã Nina Kraft, enquanto Juraci venceu a prova masculina com maior facilidade.
O maior nome do evento, entretanto, não está mais disputando o Sesc Triathlon – mas estará no litoral paranaense no final de semana. O brasiliense Leandro Macedo, sete vezes vencedor da prova, vai ministrar uma clínica de triatlo para os interessados.
Circuito
O Sesc Triathlon Caiobá é a primeira prova do Circuito Nacional de triatlo promovido pelo Sesc. As etapas seguintes acontecerão no Distrito Federal, no Pará, na Bahia, no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro.