Carlos Alberto, herói tricolor
marcou o gol da vitória.

Porto Alegre – O Fluminense venceu o Internacional por 1 a 0, ontem à tarde, no Beira-Rio, e afastou-se zona de rebaixamento do brasileiro. O tricolor carioca chegou a 27 pontos, assumiu o 22.º lugar e ultrapassou o Fortaleza, que está em 23.º, com 26 pontos.

Curiosamente, a vitória do Fluminense prejudicou os três clubes gaúchos ao mesmo tempo. O Internacional sonhava chegar a 50 pontos para ficar a apenas dois do líder Cruzeiro. Mas continua em quarto lugar, com 47 pontos. Apesar da rivalidade regional, o Grêmio e o Juventude preferiam uma vitória do Internacional porque o Fluminense é adversário direto na briga para escapar do rebaixamento.

Diante do favoritismo do Internacional, o Fluminense apertou na marcação. Marcão, Sidney e Diego controlaram bem o meio-campo. Sem espaço para construir jogadas, o time gaúcho passou a tentar lançamentos longos para a área adversária.

Mas os zagueiros do Fluminense, bem colocados, afastaram todas as bolas. Ao final do primeiro tempo, o técnico Joel Santana não escondia seus planos para o time carioca. “A torcida vai pressionar, mas vamos explorar o contra-ataque”, anunciava. Dito e feito.

O Internacional partiu para o ataque no segundo tempo. Criou chances que Claiton, Jéfferson Feijão, Gavilán e Nilmar. Mas não marcou. Aí, aos 16 minutos, Carlos Alberto passou por dois zagueiros e acertou o ângulo de Luiz Müller, fazendo 1 a 0 para o Fluminense.

Para tentar evitar a derrota no Beira-Rio, onde o Inter estava invicto neste ano, o técnico Muricy Ramalho substituiu o ala Gavilán pelo atacante Cidimar. A equipe gaúcha ainda teve duas chance para empatar. Aos 39 minutos, César salvou o Flu após um chute de Nilmar. E aos 45, Cidimar cabeceou para fora um cruzamento de Edu Silva.

Ficha Técnica

Internacional: Luiz Müller; Sangaletti, André Cruz e Fernando Cardozo (Júnior); Gavilán (Cidimar), Claiton, Flávio, Élder Granja e Edu Silva; Nilmar e Jefferson Feijão (Fábio Júnior). Técnico: Muricy Ramalho.

Fluminense: Kléber; Jancarlos, Zé Carlos, César e Jadilson; Marcão, Sidney, Diego e Carlos Alberto (Júnior César); Lopes e Sorato (Rodrigo). Técnico: Joel Santana. Gol: Carlos Alberto, aos 16 minutos do 2.º tempo. Público: 30.645 pagantes. Renda: R$ 246.152,00.

continua após a publicidade

continua após a publicidade