Depois de 11 rodadas sem saber o que era vencer, bastava ao Fluminense uma vitória que fosse sofrida. Eis que ela surgiu com uma goleada sobre o também desesperado Sport, 5 a 1, nesta quinta-feira, no Maracanã, pela 17.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Roni comandou o show, com um gol e três assistências.
Com o resultado, o Fluminense chegou aos 14 pontos, na penúltima colocação, e deixou a lanterna para os pernambucanos, que somam 13. “Já passou da hora de iniciar a reação. Tivemos garra, vontade, e mostramos à torcida que podemos ir um pouco mais longe”, comemorou Carlos Eduardo, que entrou no segundo tempo para fazer o quarto gol.
Melhor não poderia ter sido o primeiro tempo para os donos da casa. Depois de um início titubeante de ambas as equipes, o Fluminense foi se acalmando e encontrando espaços na defesa adversária. Aos 19, Roni tabelou com Conca e encheu o pé. Magrão rebateu, o próprio Roni se atrapalhou, mas conseguiu rolar para Kieza, livre, abrir o placar.
O Sport atacava com muita timidez. Aos 31, Vandinho chutou da entrada de área e Fernando Henrique mandou para escanteio. A cobrança, porém, iniciou o contra-ataque. Conca lançou Roni em posição legal e o atacante só teve o trabalho de, mais uma vez, passar para Kieza marcar o segundo.
Com os pernambucanos perdidos em campo, o Fluminense continuou em cima e ampliou. Roni invadiu a área e foi derrubado por César. Pênalti que o próprio Roni cobrou e converteu, premiando seu empenho desde o primeiro minuto.
No início do segundo tempo, um susto. Wellington Monteiro colocou a mão na bola após cobrança de escanteio e o árbitro assinalou a penalidade, aos 15 minutos. Vandinho cobrou com paradinha e diminui.
Por breves minutos, o Sport ameaçou iniciar uma reação, com o Fluminense um tanto acuado. Luciano Henrique chutou forte, aos 20 minutos, mas Fernando Henrique defendeu. No minuto seguinte, porém, o time da casa jogou uma ducha de água fria no ímpeto dos visitantes. Roni fez boa jogada e passou para Carlos Eduardo, que girou bonito e acertou o canto esquerdo de Magrão: 4 a 1.
A partir daí, os jogadores do Fluminense recuaram e apenas cozinharam a boa vantagem, com o Sport arriscando nos chutes de fora da área. Mas ainda houve tempo para o quinto gol dos donos da casa. Nos acréscimos, Conca fez boa jogada e foi desarmado, a bola sobrando limpa para Maicon selar o placar e dar alguns dias de tranquilidade para o técnico Renato Gaúcho.
Na próxima rodada, o Fluminense tentará manter o embalo diante do Vitória, domingo, no Barradão. O Sport vai encarar o Internacional na segunda-feira, dia 10, no Beira-Rio, tentando deixar a lanterna da competição.
Ficha Técnica:
Fluminense 5 x 1 Sport
Fluminense – Fernando Henrique; Ruy, Luiz Alberto, Dalton e Dieguinho (Carlos Eduardo); Wellington Monteiro, Diogo, Marquinho e Conca; Roni (Maicon) e Kieza (Alan). Técnico: Renato Gaúcho.
Sport – Magrão; Igor, César e Durval; Élder Granja, Dudé (Renan), Fabiano (Fumagalli), Moacir e Bruno Teles (Luciano Henrique); Vandinho e Ciro. Técnico: Levi Gomes (interino).
Gols – Kieza, aos 19 e aos 32, e Roni (pênalti), aos 39 minutos do primeiro tempo. Vandinho (pênalti), aos 16, Carlos Eduardo, aos 21, e Maicon, aos 46 do segundo tempo.
Cartões amarelos – Diogo (Fluminense); Vandinho, César, Durval (Sport).
Árbitro – Wilton Pereira Sampaio (DF).
Renda – R$ 150.008,00
Público – 11.086 pagantes.
Local – Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).