Rio – O Fluminense encerrou um jejum de dois anos sem vencer um clássico no campeonato carioca com uma goleada sobre o Botafogo, no Maracanã. Numa atuação convincente, o Tricolor derrotou o Alvinegro por 4 a 0, pela Taça Rio, com todos os gols marcados em cima do zagueiro Scheidt, criticado durante a semana pelos tricolores por ter declarado que a pena de 180 dias de suspensão para o meia Felipe havia sido pequena.
Com o resultado, o Fluminense retomou a liderança do Grupo B, enquanto o Botafogo caiu para a terceira colocação no Grupo A.
Assim como nos demais jogos da rodada, os jogadores de Fluminense e Botafogo entraram em campo homenageando o engenheiro João José de Vasconcellos Jr., seqüestrado no Iraque no dia 19 de janeiro. Eles vestiram uma camisa com a foto do brasileiro e a palavra liberdade escrita em português e em árabe. E faixas clamavam pela libertação do engenheiro. ?Esperamos que isso possa tocar o coração dos seqüestradores?, declarou o atacante Alex Alves.
Sem o meia Felipe, suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por causa de agressão ao jogador Marcus Mendes do Campinense, o Fluminense entrou em campo exercendo uma forte marcação e procurando não dar espaços aos armadores do Botafogo. Esta atitude tricolor provocou um enorme buraco entre o ataque e o meio-de-campo alvinegro. Como conseqüência, os jogadores do Botafogo davam muitos chutões o que facilitava o trabalho da defesa do Flu.
Não fosse a boa atuação do goleiro Jéfferson, o Tricolor teria deixado o primeiro tempo com uma boa vantagem no placar. Leandro teve uma boa oportunidade e Juninho, em duas finalizações seguidas, obrigou Jéfferson a praticar boas defesas. A velocidade do ataque do Fluminense deixava a zaga do Alvinegro completamente confusa.
Ficha Técnica
Gols: Fabiano Eller, aos 42? do 1.º tempo; Gabriel, aos 13?, Juninho, aos 23, e Alex, aos 27? do 2.º. Fluminense: Kléber; Gabriel, Antônio Carlos, Fabiano Eller e Juan (Lino); Marcão, Arouca, Diego e Juninho; Leandro (Alex) e Rodrigo Tiuí. Técnico: Abel Braga. Botafogo: Jefferson; Rogério Souza (Daniel), Scheidt, Rafael Marques e César Prates; Túlio, Leandro Carvalho, Caio (Almir) e Ramón; Alex Alves e Ricardinho (Guilherme). Técnico: Paulo Bonamigo. Árbitro: Djalma Beltrami. Cartões amarelos: Túlio, Ramon e Alex Alves (Botafogo); Leandro e Arouca (Fluminense). Público e renda: não divulgados Local: Maracanã.