No ano de seu centenário, a torcida do Fluminense viveu ontem uma tarde de sonhos, com a goleada sobre o Cruzeiro por 5 a 1, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã. Os quase 67 mil torcedores assistiram à boa estréia do artilheiro Romário, que correspondeu à expectativa e marcou dois gols, e ainda aplaudiram o centésimo gol do atacante Magno Alves com a camisa tricolor.
O Fluminense ficou em vantagem ainda no primeiro tempo. O atacante Joãozinho foi expulso pelo árbitro paranaense Héber Roberto Lopes, após uma entrada violenta no volante Marcão. Com menos um jogador em campo, o Cruzeiro cedeu mais espaços e o Flu inaugurou o placar aos 30 minutos. O lateral esquerdo Martins cruzou a bola e Magno Alves, de cabeça, marcou.
Pouco depois, Fernando Diniz aproveitou um passe de Magno Alves e tocou no canto direito do goleiro Jefferson. Ainda no primeiro tempo, Fernando sofreu pênalti. A torcida tricolor exigiu que o artilheiro Romário fizesse a cobrança. Ele bateu e marcou o terceiro.
O brilho da festa tricolor só foi um pouco ofuscado pela expulsão do outro estreante, o meia Beto, aos 6 minutos do segundo tempo. Apesar de ter feito o quarto gol da equipe logo aos dois minutos, em um chute de perna esquerda de fora da área, ele cometeu uma falta, foi punido com o segundo amarelo e o vermelho.
A saída de Beto equilibrou o confronto. O Cruzeiro passou a ameaçar o gol do Fluminense. Aos 18 minutos, o atacante Fábio Júnior desperdiçou uma boa oportunidade de marcar para o time mineiro.
Romário, porém, por duas vezes deixou de aumentar a vantagem para o Fluminense. Aos 44 minutos, Fábio Júnior recebeu a bola sem marcação na pequena área e marcou o único gol do Cruzeiro. Três minutos depois, já no período de descontos, Romário mostrou oportunismo e fechou a goleada do Fluminense, chutando de pé direito no canto esquerdo do goleiro Jefferson.
Na próxima quarta-feira, o tricolor enfrenta o São Caetano, em São Paulo, e o Cruzeiro, o Palmeiras, em Belo Horizonte, pela segunda rodada.
Fluminense 5 x 1 Cruzeiro.
Fluminense – Murilo; Flávio, César, Zé Carlos e Marquinhos; Fabinho, Marcão (Carlos Alberto), Fernando Diniz (Yan) e Beto; Magno Alves (Roni) e Romário. Técnico – Robertinho.
Cruzeiro – Jefferson; Rui, Luisão, Cris (Marcelo Batatais) e Leandro; Augusto Recife (Alessandro), Vânder (Maicon), Jussiê e Wendel; Fábio Júnior e Joãozinho. Técnico – Marco Aurélio.
Renda – R$ 591.183,00. Público – 66.828