Muitos diziam que estrear no Campeonato Carioca contra o Americano, em Campos, seria uma pedreira. O Fluminense conseguiu transformar um jogo teoricamente difícil em fácil. Com boa atuação, venceu por 3 a 0, neste domingo, e, por mais que seja cedo, deixou seu torcedor ainda mais otimista para esta temporada.
Fim do primeiro tempo e a torcida do Fluminense festejava nas arquibancadas do estádio Godofredo Cruz a primeira vitória do time no Estadual do Rio de Janeiro. E realmente a fatura já estava liquidada. O Americano estava entregue. Tinha um jogador a menos – Paulo Henrique foi expulso – e o placar marcava 2 a 0 para a equipe tricolor – gols do meia Éwerton, contratado ao Barueri, e do atacante Maicon.
Dos quatro clubes grandes do Rio, o Fluminense é o que teve a atuação mais convincente nesta primeira rodada. Pode não ter sido espetacular, mas tinha o espírito daquela equipe que arrancou e se livrou do rebaixamento no Campeonato Brasileiro do ano passado. Jogou com muita vontade.
O atacante Fred traçou algumas metas para o ano de 2010: marcar 60 gols e conquistar títulos. Ele sonha disputar a Copa do Mundo da África do Sul, em junho, mas o artilheiro passou em branco neste domingo.
O meia Conca também não balançou as redes, mas foi o grande destaque do Fluminense no jogo contra o Americano. Ditou o ritmo da equipe com sabedoria e habilidade. Estreante, vindo do Goiás, o lateral-esquerdo Júlio César também foi saudado pela torcida. Foi ele que marcou o terceiro gol do time tricolor, anotado no segundo tempo.
Ficha técnica
Americano 0 x 3 Fluminense
Americano – Fred; Nirley, Leandro Leite, João Carlos e Alex; Paulo Henrique, Leandro Senna (Zambi), Diego Salles e Rafinha; Evandro (Marcos Vinícius) e Itacaré (Ruan). Técnico: Cipriano Alexandre.
Fluminense – Rafael; Gum, Dalton (Willians) e Leandro Euzébio; Mariano, Diguinho (Alan), Ewerton (Thiaguinho), Conca e Júlio César; Maicon e Fred. Técnico: Cuca.
Gols – Ewerton, aos 23, e Maicon, aos 46 minutos do primeiro tempo; Júlio César, aos 10 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos – Leandro Leite (Americano); Diguinho, Júlio César, Thiaguinho e Leandro Euzébio (Fluminense).
Cartão vermelho – Paulo Henrique (Americano).
Árbitro – Gutemberg de Paula Fonseca (RJ).
Renda – Não disponível.
Público – 4.781 pagantes.
Local – Estádio Godofredo Cruz, em Campos (RJ).