Duas semanas atrás, comissão técnica e dirigentes do Fluminense faziam cálculos otimistas para chegar entre os quatro melhores do Campeonato Brasileiro e garantir vaga na Copa Libertadores. Neste sábado, o time enfrenta o Grêmio, às 18h30, no estádio do Maracanã, de olho também nos números, mas priorizando o distanciamento da zona de rebaixamento. Com 34 pontos, o clube inicia a 28.ª rodada somente dois pontos à frente do Vasco, que é o 17º colocado e abre a faixa do descenso.
Esse vaivém em um campeonato equilibrado e pouco atraente no aspecto técnico tem deixado vários clubes grandes em estado de alerta. O Fluminense é um deles. E sem poder contar com o atacante Fred, ainda sob cuidados médicos, o reforço da equipe para enfrentar o vice-líder do Brasileirão não entra em campo, embora possa ajudá-lo do lado de fora: trata-se do técnico Vanderlei Luxemburgo, que estava suspenso pela justiça esportiva. “Estamos muito felizes com a volta dele”, disse o volante Edinho.
O treinador vai orientar a equipe para que sufoque o Grêmio nos primeiros minutos e tome cuidado nos contra-ataques. Luxemburgo vai optar pelo 3-5-2, com Biro Biro e Rafael Sóbis na frente. Deve reforçar a defesa com Edinho, ao lado de Gum e Anderson, e designou Jean para proteger os defensores, liberando Wagner para um “diálogo” mais próximo com os atacantes, papel que também caberá a Felipe.
Para Luxemburgo, o Fluminense tem que jogar e repetir o que vem treinando, a fim de alcançar logo uma posição confortável na tabela de classificação.