O Fluminense não conseguiu manter o embalo no Brasileirão, após a goleada sobre o Sport na quinta, e empatou com o Vitória por 2 a 2, neste domingo, no Barradão, pela 18.ª rodada da competição. O time carioca segue na penúltima posição da tabela, com 15 pontos.

continua após a publicidade

O time da Laranjeiras ainda corre o risco de terminar a rodada na lanterna, caso o mesmo Sport vença o Internacional, na segunda-feira. Já o Vitória soma 25 pontos e ocupa a provisória nona colocação.

Vivendo momentos difíceis na competição, Vitória e Fluminense fizeram uma partida equilibrada, sem grandes surpresas, apesar de mostrarem esforço dentro de campo. O time baiano vinha de três derrotas consecutivas, das delas por goleada, e os cariocas havia vencido o jogo anterior, após passar dez rodadas sem triunfos.

O início de jogo foi lento, sem dar trabalho para os goleiros Fernando Henrique e Gléguer. A partida só ganhou em movimentação aos 14 minutos, com o gol do Vitória. Willian tabelou na entrada da área com Roger e bateu forte na saída do goleiro do Fluminense.

continua após a publicidade

Com a vantagem no placar, o Vitória reduziu o ritmo e passou a elaborar as jogadas com mais calma. Mesmo atrás do placar, o Fluminense abdicou de atacar e cedeu espaço aos donos da casa. Apodi, em rápidas arrancadas pela direita, era a principal arma do time baiano.

O time carioca se mostrou apático em campo até os 29 minutos, quando a zaga do Vitória bobeou. O Fluminense surpreendeu em jogada rápida e, com três jogadores quase na pequena área, contra apenas dois do adversário, empatou com gol de Luiz Alberto, após passe de calcanhar de Kieza.

continua após a publicidade

O gol finalmente animou o Fluminense, que se soltou mais no ataque. Roni, Marquinho e Kieza trocavam passes com facilidade perto da área do Vitória. Mas a reação dos cariocas não durou muito.

Aos 37, o Vitória voltou a crescer no jogo. Roger desperdiçou grande chance ao escapar pela esquerda e, sem marcação, bater colocado. A bola passou rente à trave esquerda de Fernando Henrique. Três minutos depois, Apodi avançou pela direita e bateu forte, levando perigo ao gol dos cariocas.

Na saída do intervalo, o atacante Roni lamentou a queda de rendimento do Fluminense no final da etapa. “Começamos mal o jogo, errando muito. Mas equilibramos o jogo e empatamos. Dava até pra ter virado”, avaliou.

E foi o que fez o atacante do Fluminense logo aos oito minutos da segunda etapa. A defesa do Vitória vacilou mais uma vez e Conca, de cabeça, lançou Roni, que invadiu a área e finalizou na saída de Gléguer.

Os cariocas, porém, não tiveram muito tempo para comemorar. Dois minutos depois da virada, os baianos foram eficientes no contra-ataque. Leandro Domingues avançou pela direita, mas pegou mal na bola. Oportunista, Roger só completou para as redes de carrinho e chegou ao seu nono gol no campeonato.

O jogo ganhou em movimentação com a alternância das duas equipes no ataque. O Vitória, porém, chegou com mais perigo. Aos 14, Apodi acertou o travessão, enquanto Leandro Domingues exigiu grande defesa de Fernando Henrique aos 20 minutos.

Do outro lado, Conca também carimbou a trave, aos 18. Mas a melhor chance do Fluminense aconteceu aos 29. Marquinho bateu forte de fora da área e Glégler espalmou. Na marca do pênalti, Edcarlos desperdiçou o rebote, com um chute fraco defendido pelo goleiro com os pés.

A equipe carioca ainda perdeu uma incrível oportunidade no último minuto de jogo. Em uma sequência impressionante, Gléguer saltou bonito para defender cabeçada de Edcarlos e, em seguida, evitou o gol de Roni, que chutou na pequena área com o gol praticamente livre.

Os dois times só voltam a campo no próximo final de semana. O Fluminense vai enfrentar o Coritiba, no Maracanã, no domingo, enquanto o Vitória visitará o Goiás, no mesmo dia.

Ficha Técnica:

Vitória 2 x 2 Fluminense

Vitória – Gléguer; Wallace, Fábio Ferreira (Neto Berola) e Victor Ramos; Apodi, Vanderson, Uelliton, Leandro Domingues (Bida) e Leandro; Willian (Ramon) e Roger. Técnico: Paulo César Carpegiani.

Fluminense – Fernando Henrique; Ruy, Edcarlos, Luiz Alberto, Augusto; Wellington Monteiro, Diogo, Marquinho, Conca (Tartá); Roni e Kieza (Alan). Técnico: Renato Gaúcho.

Gols – Willian, aos 14, e Luiz Alberto, aos 29 minutos do primeiro tempo. Roni, aos 8, e Roger, aos 10 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos – Victor Ramos, Vanderson (Vitória); Augusto, Diogo, Fernando Henrique (Fluminense).

Árbitro – Leonardo Gaciba da Silva (Fifa/RS).

Renda e público – Não disponíveis.

Local – Estádio Barradão, em Salvador (BA).