O Fluminense não conseguiu manter o embalo no Brasileirão, após a goleada sobre o Sport na quinta, e empatou com o Vitória por 2 a 2, neste domingo, no Barradão, pela 18.ª rodada da competição. O time carioca segue na penúltima posição da tabela, com 15 pontos.
O time da Laranjeiras ainda corre o risco de terminar a rodada na lanterna, caso o mesmo Sport vença o Internacional, na segunda-feira. Já o Vitória soma 25 pontos e ocupa a provisória nona colocação.
Vivendo momentos difíceis na competição, Vitória e Fluminense fizeram uma partida equilibrada, sem grandes surpresas, apesar de mostrarem esforço dentro de campo. O time baiano vinha de três derrotas consecutivas, das delas por goleada, e os cariocas havia vencido o jogo anterior, após passar dez rodadas sem triunfos.
O início de jogo foi lento, sem dar trabalho para os goleiros Fernando Henrique e Gléguer. A partida só ganhou em movimentação aos 14 minutos, com o gol do Vitória. Willian tabelou na entrada da área com Roger e bateu forte na saída do goleiro do Fluminense.
Com a vantagem no placar, o Vitória reduziu o ritmo e passou a elaborar as jogadas com mais calma. Mesmo atrás do placar, o Fluminense abdicou de atacar e cedeu espaço aos donos da casa. Apodi, em rápidas arrancadas pela direita, era a principal arma do time baiano.
O time carioca se mostrou apático em campo até os 29 minutos, quando a zaga do Vitória bobeou. O Fluminense surpreendeu em jogada rápida e, com três jogadores quase na pequena área, contra apenas dois do adversário, empatou com gol de Luiz Alberto, após passe de calcanhar de Kieza.
O gol finalmente animou o Fluminense, que se soltou mais no ataque. Roni, Marquinho e Kieza trocavam passes com facilidade perto da área do Vitória. Mas a reação dos cariocas não durou muito.
Aos 37, o Vitória voltou a crescer no jogo. Roger desperdiçou grande chance ao escapar pela esquerda e, sem marcação, bater colocado. A bola passou rente à trave esquerda de Fernando Henrique. Três minutos depois, Apodi avançou pela direita e bateu forte, levando perigo ao gol dos cariocas.
Na saída do intervalo, o atacante Roni lamentou a queda de rendimento do Fluminense no final da etapa. “Começamos mal o jogo, errando muito. Mas equilibramos o jogo e empatamos. Dava até pra ter virado”, avaliou.
E foi o que fez o atacante do Fluminense logo aos oito minutos da segunda etapa. A defesa do Vitória vacilou mais uma vez e Conca, de cabeça, lançou Roni, que invadiu a área e finalizou na saída de Gléguer.
Os cariocas, porém, não tiveram muito tempo para comemorar. Dois minutos depois da virada, os baianos foram eficientes no contra-ataque. Leandro Domingues avançou pela direita, mas pegou mal na bola. Oportunista, Roger só completou para as redes de carrinho e chegou ao seu nono gol no campeonato.
O jogo ganhou em movimentação com a alternância das duas equipes no ataque. O Vitória, porém, chegou com mais perigo. Aos 14, Apodi acertou o travessão, enquanto Leandro Domingues exigiu grande defesa de Fernando Henrique aos 20 minutos.
Do outro lado, Conca também carimbou a trave, aos 18. Mas a melhor chance do Fluminense aconteceu aos 29. Marquinho bateu forte de fora da área e Glégler espalmou. Na marca do pênalti, Edcarlos desperdiçou o rebote, com um chute fraco defendido pelo goleiro com os pés.
A equipe carioca ainda perdeu uma incrível oportunidade no último minuto de jogo. Em uma sequência impressionante, Gléguer saltou bonito para defender cabeçada de Edcarlos e, em seguida, evitou o gol de Roni, que chutou na pequena área com o gol praticamente livre.
Os dois times só voltam a campo no próximo final de semana. O Fluminense vai enfrentar o Coritiba, no Maracanã, no domingo, enquanto o Vitória visitará o Goiás, no mesmo dia.
Ficha Técnica:
Vitória 2 x 2 Fluminense
Vitória – Gléguer; Wallace, Fábio Ferreira (Neto Berola) e Victor Ramos; Apodi, Vanderson, Uelliton, Leandro Domingues (Bida) e Leandro; Willian (Ramon) e Roger. Técnico: Paulo César Carpegiani.
Fluminense – Fernando Henrique; Ruy, Edcarlos, Luiz Alberto, Augusto; Wellington Monteiro, Diogo, Marquinho, Conca (Tartá); Roni e Kieza (Alan). Técnico: Renato Gaúcho.
Gols – Willian, aos 14, e Luiz Alberto, aos 29 minutos do primeiro tempo. Roni, aos 8, e Roger, aos 10 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos – Victor Ramos, Vanderson (Vitória); Augusto, Diogo, Fernando Henrique (Fluminense).
Árbitro – Leonardo Gaciba da Silva (Fifa/RS).
Renda e público – Não disponíveis.
Local – Estádio Barradão, em Salvador (BA).