A rivalidade entre Rio x São Paulo estará, mais uma vez, à flor da pele: a partir de amanhã (16h), no Maracanã. No maior do mundo, Fluminense e Corinthians se enfrentam na primeira partida das semifinais do Brasileirão. Será a terceira vez na história que estas duas equipes vão brigar por uma vaga na decisão da maior competição do futebol nacional. Em 1976, o Timão levou a melhor. Em 84, vitória dos tricolores. Agora, será o tira-teima. Os paulistas têm a vantagem: jogam por dois resultados iguais e decidem a classificação no Morumbi. Pelo lado dos cariocas, a esperança está no Baixinho Romário e na sorte de campeão – tão presente no confronto de quartas-de-final contra o antes temível São Caetano.

Será também o duelo de dois treinadores de estilos completamente diferentes. De um lado, o falastrão Renato Gaúcho, que chegou desacreditado às Laranjeiras no meio do campeonato e calou a boca dos críticos com um ótimo trabalho. Do outro, o tetracampeão Carlos Alberto Parreira, responsável por comandar o Flu em duas épocas distintas: no título brasileiro de 84 e na Terceira Divisão em 99.

Na única que vez que se enfrentaram como treinador, Renato levou a melhor. Foi na primeira fase do Brasileiro, quando o Flu derrotou o Timão por 2 a 0, no Pacaembu. Naquele jogo, o técnico tricolor montou o time com três zagueiros e dois volantes, que anularam os três atacantes do adversário. Porém, nada indica que o esquema será mantido. Na partida de volta contra o Azulão, na última quarta-feira, o time carioca apostou nesta mesma formação, ficou o tempo inteiro recuado e por muito pouco não amargou a eliminação.

O único desfalque do Flu para o jogo de domingo será o meio-campo Beto, suspenso pelo 3.º amarelo. Em compensação, Yan volta após cumprir suspensão. Não se sabe se como titular ou no banco. O jovem Carlos Alberto agradou e pode começar jogando. Renato se vale do mistério para tentar surpreender Parreira.

“Cada time que você encontra, tem a sua particularidade. Cabe a mim, dentro do grupo de jogadores que disponho, armar a melhor maneira de passarmos pelo Corinthians. E, mais uma vez, não espero nenhuma facilidade. Vai ser difícil, muito difícil, mas confio no que podemos fazer”, disse o treinador. “Uma das razões por termos chegado até aqui foi o apoio da torcida. Mais do que nunca, domingo essa união será fundamental”, afirmou o goleiro Kléber.

No Corinthians, a inspiração vem das quartas-de-final. A goleada por 6 a 2 sobre o Atlético-MG no Mineirão praticamente garantiu a classificação do time para a semifinal e agora, diante do Fluminense, a meta é conseguir um bom resultado para diminuir a pressão por um bom resultado no Morumbi.

“Vai ser muito bom poder decidir a vaga no Morumbi, desde que consigamos um resultado convincente fora de casa”, afirmou o técnico Carlos Alberto Parreira

Parreira deve contar com todos os seus titulares para a partida.

Ficha Técnica

Local: Maracanã (Rio). Horário: 16h. Árbitro: Márcio Rezende de Freitas (Fifa-SC).

Assistentes: Claudemir Maffessoni (SC) e Alcides Zawaski Pazetto (SC). Fluminense: Kléber, Flávio, César, Andrei e Marquinhos; Marcão, Carlos Alberto (Augusto), Yan (Marciel) e Zada; Roni e Romário. Técnico: Renato Gaúcho. Corinthians: Doni; Rogério, Anderson (Scheidt), Fábio Luciano e Kléber; Fabinho, Vampeta e Renato; Deivid, Guilherme e Gil. Técnico: Carlos Alberto Parreira.

continua após a publicidade

continua após a publicidade