Em situação desconfortável no Brasileiro, o Fluminense pretende obter três pontos valiosos hoje para se ver livre da zona de rebaixamento ao fim da 13.ª rodada. O time joga às 18h20, no Maracanã, com o apoio de sua torcida, mas o adversário não é dos mais fáceis: o Figueirense vem melhorando na competição desde que contratou o técnico Paulo César Gusmão, em junho, tem 19 pontos e ocupa o 7.º lugar.
Para Renato Gaúcho, a vitória pode representar alguns dias de aparente tranqüilidade nas Laranjeiras. Mas se o Fluminense deixar escapar dois ou três pontos no Maracanã, a pressão por mudanças na comissão técnica aumentará. Ele lembra, porém, que o time disputará três jogos seguidos no Rio – depois de Figueira, jogará com Vasco e Cruzeiro.
?Temos que dar um passo de cada vez. É degrau a degrau. São três jogos em casa e todos aqui querem ganhar os 9 pontos. Mas não dá para pensar no Vasco e Cruzeiro sem antes ter jogado com o Figuerense. Se ficar com a cabeça lá na frente, esquece o agora?, analisou o treinador.
Renato conversou durante quase uma hora com os jogadores antes do início do treino de ontem e abordou vários assuntos, entre eles o momento do time no Brasileirão. Ressaltou a importância de conseguir vitórias nos três próximos jogos, e depois, em conversa particular com o coordenador de futebol, Branco, o técnico falou sobre reforços.
?Nós estamos atentos para fazer a reposição das peças que perdemos com a mesma qualidade. O Branco já tem uma lista de nomes. São sete ou oito jogadores que se puderem vir vão nos ajudar bastante.? O goleiro Fernando Henrique, contundido, dá a vez a Ricardo Berna. E após o jogo, o zagueiro Thiago Silva e o meia Thiago Neves serão liberados para se apresentar à seleção olímpica.