Flu tenta disparar na liderança; desespero em Goiás

A 18.ª rodada do Campeonato Brasileiro, a penúltima do primeiro turno, começa nesta quarta-feira com a realização de sete partidas. O líder Fluminense, que poderia ter garantido o título simbólico da primeira metade da competição no final de semana, não tem mais essa oportunidade agora, mas tem a chance de disparar na primeira colocação. Isso porque o Corinthians, seu maior perseguidor há algum tempo – está três pontos atrás (37 a 34) -, não entra em campo neste meio de semana por conta das comemorações de seu centenário. Enfrentaria o Vasco, em São Januário, mas o jogo foi adiado para 13 de outubro.

Para conseguir esse objetivo de se distanciar ainda mais na liderança, o Fluminense terá uma dura missão. Em seu último jogo no Maracanã – que fechará definitivamente para as reformas visando a Copa do Mundo de 2014 -, o time carioca enfrenta o embalado Palmeiras, que acredita ter encontrado o seu bom momento no Brasileirão após a vitória de virada sobre o Atlético Mineiro no último domingo, também como visitante.

Também de olho na primeira colocação, mas com uma certa distância do Fluminense – estão 10 pontos atrás neste momento -, Internacional e Botafogo jogam nesta quarta fora de seus domínios. O clube gaúcho, motivadíssimo pela conquista do título da Copa Libertadores da América, viaja até Salvador para enfrentar o Vitória, que precisa dos três pontos para não se ver perto da zona de rebaixamento.

Já a equipe do Rio de Janeiro, que perdeu uma série de cinco vitórias consecutivas justamente para o Internacional, tem pela frente um adversário, o Prudente, que precisa do triunfo em casa para não terminar a rodada entre os quatro últimos colocados. O time do interior paulista está apenas uma posição acima da zona da degola e tem a concorrência direta de outros quatro clubes.

Em Uberlândia, a sua quarta “casa” neste Brasileirão – as outras foram o Mineirão, Sete Lagoas e Ipatinga -, o Cruzeiro joga contra o Flamengo para consolidar a sua posição entre os times que hoje estariam classificados à próxima edição da Libertadores. No lado carioca, a esperança é que a estreia do técnico Silas dê um gás novo ao elenco, que não conseguiu bons resultados nas últimas rodadas.

DESESPERO – Duas partidas programadas para esta quarta envolvem clubes que estão em situação complicada na competição. Em uma delas, o desespero parece tomar conta de tudo. É o caso do duelo entre Goiás e Atlético Mineiro, justamente o lanterna e o antepenúltimo colocado. No time goiano, a estreia do técnico Jorginho – auxiliar de Dunga na seleção brasileira – é a tentativa de salvação. No mineiro, a ordem é reabilitação e a primeira vitória como visitante.

Em Porto Alegre, o Grêmio é outra equipe que entra em campo precisando desesperadamente de um triunfo. Os gaúchos estão dentro da zona de rebaixamento e enfrentam um motivado Guarani, que ganhou de forma heroica do Flamengo no último final de semana.

Por fim, Atlético Paranaense e Ceará duelam em Curitiba por melhores posições na tabela. Os donos da casa querem se distanciar de vez das últimas colocações e se firmarem na área de classificação à Copa Sul-Americana. Os nordestinos buscam uma vaga entre os primeiros lugares.

Confira os jogos desta quarta-feira pela 18.ª rodada do Brasileirão:

19h30

Vitória x Internacional – Barradão

Prudente x Botafogo – Prudentão

Grêmio x Guarani – Olímpico

21 horas

Goiás x Atlético-MG – Serra Dourada

22 horas

Fluminense x Palmeiras – Maracanã

Cruzeiro x Flamengo – João Havelange

Atlético-PR x Ceará – Arena da Baixada

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna