Após ter uma rodada favorável, no meio de semana, por conseguir abrir para três pontos (51 a 48 sobre o Corinthians) a vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro, o Fluminense entra em campo pela 27.ª rodada com boas perspectivas de se manter na primeira colocação. Neste sábado, quando nove partidas completam a última rodada antes das eleições gerais – que acontecerão neste domingo -, o time carioca enfrenta o lanterna Prudente, no interior paulista.
Depois de bater o Avaí no sufoco, o Fluminense joga contra mais uma equipe que está na parte de baixo da tabela de classificação, mas que está animada com uma vitória na última rodada, e fica novamente na expectativa de mais um tropeço do Corinthians para se distanciar ainda mais na ponta. O clube paulista tropeçou diante do Botafogo, no Pacaembu, e agora, no mesmo estádio, joga contra o Ceará, que busca mais pontos para ficar mais longe da zona de rebaixamento.
Na cola de Fluminense e Corinthians, com 47 pontos, o Cruzeiro tem a desvantagem de enfrentar um adversário considerado mais forte. Em Sete Lagoas, o time mineiro recebe o Atlético Paranaense, que está atravessando um bom momento na competição e ainda sonha com uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores da América. Seis pontos atrás na tabela de classificação, a equipe de Curitiba persegue justamente o rival deste sábado para conseguir esse objetivo.
A rodada terá também dois clássicos estaduais. O de São Paulo, entre Santos e Palmeiras, envolve duas equipes que estão com a mesma pontuação (38), mas com ideias distintas. Os santistas, já classificados à Libertadores, reconhecem que estão muito longe do líder e pensam apenas em terminar bem a competição. Já os palmeirenses querem justamente o que os rivais já têm, que é a vaga na competição continental.
No duelo do Rio de Janeiro, Botafogo e Flamengo entram em campo em situações opostas na tabela. Os alvinegros seguem na luta para entra na zona de classificação à Libertadores – está seis pontos atrás dela – e os rubro-negros passam por mais uma crise na briga para fugir das últimas colocações. O atual campeão brasileiro corre o risco até de terminar a rodada dentro da zona de rebaixamento.
OUTROS JOGOS – A briga para não cair à Série B de 2011 também tem destaque neste sábado. Além da dura tarefa do lanterna Prudente, o dia tem um duelo entre dois Atléticos, o goiano e o mineiro, que estão nas últimas colocações. A partida, em Goiânia, promete muita emoção para os torcedores locais, que poderão ver seu time fora da área da degola com uma vitória e tropeço de Flamengo ou Avaí.
O time catarinense, no limite da zona de rebaixamento, se inspira em seu último jogo em casa para tentar derrotar o São Paulo, em Florianópolis. No último domingo, aplicou uma goleada de 5 a 0 sobre o Ceará e deseja agora ao menos conquistar os três pontos para tentar se livrar da incômoda situação em que se encontra.
Por fim, a rodada ainda marca duas partidas envolvendo clubes do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, o Internacional recebe o Guarani. E, em Salvador, o Grêmio defende a melhor campanha do returno – 16 pontos em 21 disputados – contra o Vitória.
Confira os jogos deste sábado pela 27.ª rodada do Brasileirão:
16 horas
Prudente x Fluminense – Prudentão
Corinthians x Ceará – Pacaembu
Santos x Palmeiras – Vila Belmiro
Vitória x Grêmio – Barradão
18h30
Cruzeiro x Atlético-PR – Arena do Jacaré
Botafogo x Flamengo – Engenhão
Internacional x Guarani – Beira-Rio
21 horas
Avaí x São Paulo – Ressacada
Atlético-GO x Atlético-MG – Serra Dourada