Rio (AE) – Fluminense e Volta Redonda fazem hoje a primeira partida da decisão do campeonato carioca, às 16h, no Maracanã. Enquanto o tricolor buscará o seu 30.º título da competição, em 102 anos de existência, o time do sul fluminense, aos 29 anos, tentará o primeiro de sua história.
E apesar de ser uma decisão entre um clube grande e outro de menor tradição, o clima durante a semana foi pouco cordial, principalmente entre os dois técnicos, Abel Braga, do Fluminense, e Dário Lourenço, do Volta Redonda. O treinador tricolor irritou o adversário ao dizer que o vencedor da Taça Rio, nesse caso o seu time, também seria o campeão estadual.
Para tentar conquistar o 30.º título do Fluminense e o bicampeonato como técnico, já que foi campeão com o Flamengo em 2004, Braga enfrentou problemas para escalar o time. O principal motivo foram as suspensões do lateral-esquerdo Juan, o volante Diego e o meia Juninho. Lino, Preto Casagrande e Maicon herdaram as vagas.
Do lado do Volta Redonda, o técnico Dário Lourenço também enfrentou problemas para escalar os onze jogadores. O principal deles foi com o atacante Humberto, que reclamou do treinador e foi afastado do grupo. Léo Guerra foi o escolhido para formar com o artilheiro Túlio a dupla ofensiva.
Na liderança da artilharia do carioca, com 11 gols, quatro de vantagem para Alex, do Fluminense, e Romário, do Vasco, Túlio é a principal esperança do Volta Redonda. Experiente e irreverente, o jogador é um dos trunfos da equipe para surpreender o tricolor no Maracanã.
"Teremos que errar o menos possível. Ficar concentrado o tempo todo, porque uma bobeirinha, uma bola parada pode ser fatal", alertou Túlio.
"Estamos preparados para sermos campeões e vamos em busca desse título para os torcedores. Toda a cidade está conosco e não vamos decepcioná-la."
Fluminense: Kléber; Gabriel, Antônio Carlos, Igor e Lino; Marcão, Arouca, Maicon e Preto Casagrande; Tuta e Leandro. Técnico: Abel Braga.
Volta Redonda: Lugão; Schneider, Ailson, Alemão e Maciel; Jonilson, Mário César, Adriano e Gláuber; Túlio e Léo Guerra. Técnico: Dário Lourenço.
Árbitro: Djalma Beltrami.
Abel veta acerto com Petkovic
Márcio Tavares
Rio (AG) – O que o técnico Abel tanto queria evitar chegou de forma incontrolável às Laranjeiras. Torcedores querendo autógrafos, pedindo para os jogadores assinarem faixas de campeão estadual. Um clima de confiança que foi aquecido pelo bom coletivo disputado pelo time titular.
Abel continua pregando a seriedade total e mantém sua desconfiança diante do inevitável clima de excesso de euforia. Ontem ele voltou a dizer que estranhava que notícias sobre saídas de jogadores fossem divulgadas sempre em semanas decisivas.
E ficou extremamente contrariado quando soube que corriam rumores de uma corrente trabalhando pela contratação de Petkovic. Com todas as letras, Abel disse que não quer o sérvio-montenegrino nas Laranjeiras.