Londres (Inglaterra) -O brasileiro Flávio Saretta continua irresistível nas quadras de grama do All England Club. Depois de surpreender o sueco Thomas Johansson na estréia, com direito a 12/10 no quinto set, o paulista se classificou pela primeira vez para a terceira rodada de um torneio do Grand Slam.

Ontem, Saretta derrotou o alemão Alexander Waske, que veio do qualificatório, por 3 sets a 1, com parciais de 6/7 (4/7), 6/4, 6/4 e 7/5. Antes de chegar à terceira rodada em Wimbledon, o brasileiro havia caído na estréia no Aberto da Austrália -onde estreou em Grand Slam – e na segunda rodada em Roland Garros.

Agora, Saretta enfrenta o mineiro André Sá, que ontem eliminou o austríaco Stefan Koubek (veja matéria abaixo). Saretta e Sá vão fazer um duelo para definir quem é o número dois do Brasil.

Aproveitando a velocidade adquirida pela bola na grama, os dois tenistas começaram confirmando seus serviços com facilidade. Sem quebras, a parcial teve de ser decidida no tie-break, onde prevaleceu a maior concentração do alemão. No final, Waske venceu por 7/4.

O equilíbrio se manteve ao longo do segundo set, com os dois jogadores vencendo os games de serviço. Saretta mostrava paciência, esperando o melhor momento para a quebra. No décimo game, veio a oportunidade e o paulista não a desperdiçou, fechando por 6/4. A quebra na segunda parcial animou Saretta, que passou a ditar a maioria dos pontos no terceiro set. No oitavo game, quebrou o serviço do alemão, mas cedeu a quebra na seqüência. Mesmo frustrado por ter perdido a chance de fechar a parcial, o brasileiro encontrou motivação para quebrar novamente o saque de Waske e vencer o set por 6/4.

Desanimado, o alemão se tornou presa fácil. Logo no segundo game, cedeu cinco break points ao brasileiro, que não os aproveitou. A partida se arrastou então até o 12º game, no qual finalmente Saretta obteve a quebra, fechando o jogo por 3 sets a 1.

Sá garante duelo brazuca

Londres (Inglaterra) – O mineiro André Sá e o paulista Flávio Saretta vão duelar em Wimbledon por vaga nas oitavas-de-final. Nesta quinta-feira, Sá, quarto brasileiro nos dois ranking internacionais, travou uma luta equilibrada com o austríaco Stefan Koubek, 41.º do mundo, e venceu por 3 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/6 (7/3), 7/5 e 6/3.

O brasileiro começou mal no jogo, perdendo com facilidade o primeiro set por 6/3. A segunda série só foi definida a favor de Sá no tie-break, empatando a partida. No terceiro set, o mineiro chegou a estar em desvantagem por 2 games a 0, antes de reagir e empatar em 3 no sexto game. Os jogadores mantiveram seu serviço até o 10.º game. No 11.º, o austríaco salvou dois breaks antes do mineiro quebrar seu saque e fazer 6/5 no placar para depois fechar rapidamente em 7/5.

O quarto set também foi bem disputado. O mineiro conseguiu a primeira quebra no terceiro game, mas Koubek devolveu no sexto, deixando o placar empatado em 3/3. Mas Sá deu o troco de imediato e no nono game, conseguiu nova quebra para fechar em 6/3. Esta foi a segunda vitória de Sá sobre Koubek.

Zebra elimina Ferrero

Londres (AE) – O desconhecido tenista norte-americano Jeff Morrison, saído do qualifying, foi o responsável pela maior surpresa de ontem em Wimbledon. O 121 do ranking mundial venceu o espanhol Juan Carlos Ferrero por 3 sets a 0, pela segunda rodada. As parciais foram de 6/3, 7/5 e 7/6 (7-5). Quarta-feira, também pela segunda rodada, os favoritos Pete Sampras, Andre Agassi e Marat Safin já haviam sido eliminados.

O australiano Lleyton Hewitt manteve seu favoritismo e venceu o francês Gregory Carraz: 6/4, 7/6 (7-5) e 6/2.

Feminino

Ao contrário da chave masculina, a zebra ainda não teve chance entre as mulheres em Wimbledon. Ontem, as americanas Venus Williams e Monica Seles confirmaram o favoritismo e garantiram vaga na terceira rodada da competição.

Líder do ranking mundial e bicampeã em Wimbledon, Venus passou pela espanhola Virginia Pascual por fáceis 6/3 e 6/1. Sua adversária será a canadense Maureen Drake .

Monica Seles, que se classificou ao eliminar a paraguaia Rossana Neffa-De Los Rios por 6/4 e 6/0, vai enfrentar a japonesa Ai Sugiyama.

continua após a publicidade

continua após a publicidade