O Flamengo afundou o Vasco numa crise maior ainda. Com a derrota por 2 a 1, neste domingo à noite, no Engenhão, a equipe de São Januário tem o pior início de Campeonato Carioca da história do clube. Ainda não pontuou em quatro rodadas, é o lanterna do Grupo A e está eliminado das semifinais da Taça Guanabara (primeiro turno). Já o time rubro-negro ocupa a primeira colocação, com 100% de aproveitamento.
Torcedores do Flamengo fizeram fila neste domingo em vários pontos de venda de ingressos no Rio. Mas não era para comprar entrada para o clássico com o Vasco e, sim, para assistir à estreia de Ronaldinho Gaúcho, na próxima quarta-feira, contra o Nova Iguaçu, às 22 horas, no Engenhão. Para esta partida, mais de 20 mil bilhetes já foram vendidos.
Neste domingo, o estádio não estava cheio para um jogo com dois clubes em momentos tão distintos. De um lado, um Flamengo motivado, confiante e louco para agravar a crise do rival. Do outro, um Vasco abatido, sem técnico e com o moral baixo. Na última sexta-feira, por causa da má campanha no Carioca, a diretoria cruzmaltina demitiu o treinador Paulo César Gusmão e afastou os medalhões Felipe e Carlos Alberto.
O Flamengo não precisou jogar bem para descer para o vestiário, no intervalo, com 2 a 0 no placar. Num lance isolado, a equipe rubro-negra largou na frente. O lateral-direito Leonardo Moura chutou cruzado e o atacante Deivid, livre de marcação, apenas escorou a bola para a rede.
Sem forçar muito, o Flamengo marcou o segundo. Um verdadeiro golaço. O meia Renato deu belo lançamento para o apoiador Thiago Neves, que aplicou um lençol no goleiro Fernando Prass e completou de coxa para as redes. “Estou sempre trabalhando para que isso aconteça. Estou em um grupo bom e foi meio gol do Renato. Parabéns para ele. Estamos jogando no erro do Vasco. Temos que continuar assim para fazer o terceiro, quarto…”, disse Thiago Neves, aplaudido de pé pelo craque Ronaldinho
Gaúcho, que assistia à partida da tribuna do Engenhão.
O Vasco, que parecia entregue, reagiu no segundo tempo. Depois de uma bobeada da zaga rubro-negra, o time de São Januário diminuiu aos 30 minutos, gol do volante Rômulo, e sonhou com o empate. Partiu para o ataque, mas esbarrou em suas próprias limitações.
Ficha técnica:
Vasco 1 x 2 Flamengo
Vasco – Fernando Prass; Fágner, Dedé, Anderson Martins e Ramon (Márcio
Careca); Eduardo Costa, Rômulo, Jefferson e Alan (Misael); Eder Luís
(Patrick) e Marcel. Técnico – Gaúcho.
Flamengo – Felipe; Leonardo Moura, David, Welinton e Egídio; Willians,
Maldonado, Renato, Thiago Neves (Marquinhos) e Vander (Fierro); Deivid
(Wanderley). Técnico – Vanderlei Luxemburgo.
Gols – Deivid, aos 22; e Thiago Neves, aos 44 minutos do primeiro
tempo. Rômulo, aos 30 minutos do segundo.
Juiz – Marcelo de Lima Henrique.
Cartões amarelos – Renato Abreu, Fernando Prass, Eduardo Costa, Fagner, Maldonado, Marcel e Anderson Martins.
Renda e público – Não disponíveis.
Local – Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ).