O artilheiro Luis Fabiano desperdiçou a segunda cobrança de pênalti consecutiva, e o São Paulo acabou derrotado por 1 a 0 pelo Flamengo no estádio Engenhão, na tarde de hoje, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O time paulista permanece na quarta colocação, com 55 pontos. A equipe carioca subiu para a 13ª posição, com 40, a oito da zona de rebaixamento, que é encabeçada pelo Palmeiras.
O São Paulo confiava na sua melhor fase neste Nacional, com uma sequência de quatro vitórias, invicto nas últimas sete partidas e dentro da zona de classificação à Copa Libertadores há duas rodadas.
Com cinco jogos de jejum, o Flamengo não vencia há cinco rodadas, com duas derrotas e três empates.
No movimentado primeiro tempo, as duas equipes chegaram bem ao ataque. Criaram chances e finalizaram a gol.
Aos 25min, zagueiro improvisado na lateral-direita, Paulo Miranda lançou Lucas, que ganhou de Ramon pela direita, saiu na cara de Felipe e chutou para fora.
O São Paulo ainda teve uma oportunidade ainda melhor, aos 31min. Luis Fabiano –que havia desperdiçado uma cobrança na vitória por 2 a 0 ante o Atlético Goianiense quinta-feira, chutando no travessão– bateu no canto esquerdo, mas Felipe foi buscar a bola.
Ele nem voltou do intervalo. Sentiu uma fisgada numa das coxas e foi substituído pelo lateral-direito Douglas, que vem atuando como ponta.
O Flamengo ficou mais ofensivo com a entrada de Ibson no lugar de Airton, no meio de campo. Mas era pressionado pelos visitantes e só melhorou quando o meia-atacante Adryan, 18, substituiu Wellington Bruno.
Foi dele a cobrança de falta que o zagueiro Marcos González desviou de cabeça para fazer 1 a 0, aos 27min.
Quarta-feira, no Morumbi, o São Paulo decide vaga nas quartas de final da Copa Sul-Americana contra a LDU de Loja, depois de empatar em 1 a 1 no Equador. Sábado, visitará o Sport. O Flamengo só volta a campo no dia 31, uma quarta-feira, contra o Atlético Mineiro no Independência.