O Flamengo venceu o Fortaleza por 3 a 0 na noite desta quarta-feira, no Ceará, e alcançou seu objetivo: a classificação para a terceira fase da Copa do Brasil, evitando assim o jogo de volta no Rio por ter vencido por diferença mínima de dois gols.
Agora o time carioca espera nas oitavas de final o vencedor do confronto entre Guarani e Horizonte (CE), que começam a duelar nesta quinta-feira.
Apesar de muito marcado, Ronaldinho Gaúcho foi decisivo no jogo, ao participar de dois gols. Mas coube a Thiago Neves a função de ditar o ritmo da partida. Foi ele quem armou os principais lances de perigo para o Flamengo e também o autor da jogada do primeiro gol, após atrair dois marcadores e deixar Renato Abreu livre para a conclusão, aos 20 minutos do primeiro tempo.
Até então, o Fortaleza era melhor. O time da casa entrou em campo, no Castelão, apoiado por sua torcida e deu trabalho ao Flamengo nos minutos iniciais. A pressão, porém, aos poucos se desfez.
Depois do gol, o Fortaleza afrouxou a marcação, passou a errar passes e acusou o golpe. Perdendo por 1 a 0, pode-se dizer que a equipe nordestina foi para o intervalo no ‘lucro’, tal a superioridade técnica do Flamengo.
No segundo tempo, o Fortaleza veio com novo ímpeto, mas parecia desorganizado. O Flamengo explorava os contra-ataques. Num lance que começou com Ronaldinho, Thiago Neves tentou finalizar, a bola saiu ‘mascada’ e Wanderley completou para o gol, de cabeça. Com 2 a 0, o Flamengo passou a administrar o resultado e esperou o avanço do Fortaleza para fazer novos ataques.
No final, Ronaldinho deixou Diego Maurício em condições de marcar. O jogador, que entrou no lugar de Thiago Neves, se livrou de um adversário e chutou bem: 3 a 0 e a classificação assegurada.
FICHA TÉCNICA:
Flamengo 3 x 0 Fortaleza
Fortaleza – Fabiano; Roniery, Plínio, Gilmak e Guto; Régis, Marcos Paulo, Luciano Henrique (Adriano Pimenta) e Bismarck (Eduardo); Léo Andrade (Tatu) e Reginaldo. Técnico – Flávio Araújo.
Flamengo – Felipe; Leonardo Moura, Welinton, David Braz e Egídio (Ronaldo Angelim); Maldonado, Willians, Renato e Thiago Neves (Diego Maurício); Ronaldinho Gaúcho e Wanderley (Bottinelli). Técnico – Vanderlei Luxemburgo.
Gols – Renato, aos 20 minutos do primeiro tempo. Wanderley, aos 15, e Diego Maurício, aos 46 minutos do segundo tempo.
Árbitro – Nielsen Nogueira Dias (PE).
Cartões amarelos – David Braz, Roniery e Egídio.
Renda e público – Não disponíveis.
Local – Estádio do Castelão, em Fortaleza.