Em sua estreia como técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo conseguiu feito raro. Suas decisões foram importantes, a estrela brilhou e três reservas foram responsáveis pela vitória por 2 a 0 do Flamengo sobre o Atlético-GO, nesta quinta-feira, em Volta Redonda. Marquinhos, que estava encostado, Val Baiano, desprestigiado, e Diego Maurício, sem chances com Silas, saíram do banco para construir apenas a sétima vitória flamenguista em 28 jogos neste Brasileiro.
O Flamengo sobe agora para 33 pontos e para a 14ª colocação. O Atlético-GO segue com 26, na zona de rebaixamento.
“Nosso projeto imediato é conquistar cerca de 70% dos pontos que faltam nesses 10 jogos. Não há outra opção. É ficar na primeira e depois planejar bem o futuro no ano que vem”, disse Luxemburgo.
Durante seus primeiros dias de Flamengo, Vanderlei testou Diogo e Diego Maurício ao lado de Deivid no ataque. Logo nos primeiros minutos do jogo, o destino se encarregaria de tomar a decisão final por ele. Em seu lance inicial, Diogo sentiu o tornozelo e Diego precisou entrar com 17 minutos. Mais tarde ele iria retribuir.
O nível técnico era pífio, muito representativo das posições das equipes na tabela. À beira do campo, Luxemburgo se desentendia com o volante Correa, de quem exigia o posicionamento correto. “O sistema defensivo já está mostrando uma melhora com o Vanderlei. Precisamos nos movimentar melhor no ataque para fazer o gol”, disse o zagueiro David.
O segundo tempo não apresentou melhoras no futebol, mas Luxemburgo tomaria uma decisão crucial. Voltou com Marquinhos na vaga de Kléberson. Mais tarde, entraria Val Baiano no lugar do inútil Deivid. O perseguido atacante daria razão ao treinador ao marcar seu primeiro gol em 10 jogos no clube.
Aos 30, ele aproveitou cruzamento de Marquinhos e cabeceou bem, no canto. A pá de cal veio aos 40. Diego Maurício girou bonito sobre a marcação e chutou colocado no mesmo lado de Márcio. Alívio total para os rubro-negros cariocas, que agora tem novo duelo contra o descenso com o Avaí, no domingo.
FICHA TÉCNICA:
Flamengo 2 x 0 Atlético-GO
Flamengo – Marcelo Lomba; Leonardo Moura, David, Welinton e Juan; Willians, Correa, Kléberson (Marquinhos) e Petkovic; Diogo (Diego Maurício) e Deivid (Val Baiano). Técnico – Vanderlei Luxemburgo.
Atlético-GO – Márcio; Adriano, Daniel Marques, Gilson e Thiago Feltri; Pituca, Robston, Renatinho (Anaílson) e Diguinho (William); Diogo Campos e Marcão (Juninho). Técnico – René Simões.
Gols – Val Baiano, aos 30 minutos, e Diego Maurício, aos 40 do segundo tempo.
Árbitro – Márcio Chagas da Silva (RS).
Cartão amarelo – Petkovic, Deivid. Robston, Pituca, Daniel Marques.
Renda – não disponível.
Público – 7.772 pagantes.
Local – Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ).