Sobrou disposição e faltou qualidade no chamado “clássico das torcidas”. Contando com um lampejo de qualidade de Adriano, o Flamengo venceu o Corinthians por 1 a 0 neste domingo, no Maracanã, pela 18.ª rodada do Brasileirão. Foi a quinta partida sem vitória seguida do time paulista.
O resultado complica a vida do Corinthians, que fica com 25 pontos e cada vez mais longe dos lideres. Do outro lado, a vitória é um alento e aproxima a equipe carioca do G-4 – está com 27, empatado com o Internacional, quarto colocado.
Na próxima rodada, o Corinthians recebe o Atlético Mineiro, no Pacaembu, domingo, às 16 horas. No mesmo momento, o Flamengo encara o Grêmio no Estádio Olímpico.
Diante de um bom público no Maracanã (quase 50 mil pessoas), os times fizeram um jogo movimentado e equilibrado, embora faltasse técnica às duas equipes. No Flamengo, a principal opção de ataque era Emerson, se deslocando bem pelas laterais. No entanto, o atacante quase sempre trocava a chance de finalizar para tentar cavar uma falta, sem sucesso. Iniciando como titular, Petkovic pouco tocou na bola na primeira etapa.
No começo do segundo tempo, Adriano perdeu um gol incrível, sem goleiro, após boa jogada e cruzamento de Willians na pequena área. Apesar de não jogar bem, o atacante mostrou que é mesmo um jogador diferenciado. Aos 12 do segundo tempo, após uma bola espirrada na entrada da área do Corinthians, o camisa 10 apareceu cara a cara com Felipe, bateu no canto e marcou o seu décimo gol no Brasileirão – é o artilheiro do campeonato.
No Corinthians, apesar da escalação trazer quatro volantes de origem no meio-de-campo, Edu, Elias e Jucilei mostraram boa movimentação no ataque e foram os principais responsáveis pela armação das jogadas, mas ainda sem o devido entrosamento.
“Ainda é cedo para falar sobre esta nova função”, justificou Elias, ainda no intervalo. “Jogava como meia na Ponte, mas no Corinthians nunca tinha jogado assim. Então é preciso paciência”, completou.
Ficha Técnica:
Flamengo 1 x 0 Corinthians
Flamengo – Bruno; David, Aírton e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Willians, Kleberson, Petkovic (Zé Roberto) e Everton (Fierro); Emerson (Camacho) e Adriano. Técnico: Andrade.
Corinthians – Felipe; Diogo (Marcelinho), Chicão, William e Bruno Bertucci; Moradei (Boquita), Jucilei, Elias e Edu, Dentinho (Henrique) e Bill. Técnico: Mano Menezes.
Gol – Adriano, aos 12 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos – David, Leonardo Moura e Petkovic (Flamengo).
Árbitro – Evandro Rogério Roman (Fifa/PR).
Renda – R$ 865.270,00.
Público – 47.068 pagantes (49.688 no total).
Local – Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ).