Apesar de viverem situações opostas no Brasileirão, Flamengo e Palmeiras entram em campo, hoje (20h30), no Luso-Brasileiro, pela 15.ª rodada da competição, com um único objetivo: vitória. Para os cariocas, poderá significar o início de uma nova era. Já para os paulistas, a confirmação de que a equipe lutará pelo título.
Com 12 pontos e perigando voltar à zona de rebaixamento, o Rubro-Negro precisa superar o rival para tornar a respirar melhor dentro da competição, além de garantir a permanência de Celso Roth no comando da equipe.
E para vencer, Roth resolveu radicalizar. Além de sair do esquema 3-5-2 para o 4-4-2, o técnico rubro-negro resolveu barrar o zagueiro Júnior Baiano, alegando ser apenas uma opção particular. Fernando entra em seu lugar.
O zagueiro Henrique, o lateral-esquerdo André Santos e o volante Augusto Recife também não jogam, mas por estarem suspensos. Bruno Mezenga, André e Fabiano, respectivamente, são os substitutos. O lateral-direito Leonardo Moura e o volante Jônatas voltam à equipe.
Depois de duas vitórias seguidas, contra Figueirense e Atlético-MG, o Palmeiras busca consolidar de vez sua recuperação, iniciada desde que o técnico Emerson Leão assumiu o comando. Para continuar subindo na tabela, o treinador, mesmo jogando no Rio, só pensa em conquistar os três pontos, que lhe garantiriam 100% de aproveitamento no clube.
"Acredito que a reação já aconteceu, porque vencemos duas partidas importantes. Mas, agora, estamos preparando a equipe mais uma vez para a vitória, contra um adversário que é perigoso porque está no risco. Até por isso, eles têm que agredir um pouco mais. E quem agride deixa espaços", disse o treinador.
Leão, entretanto, terá dois problemas para escalar: o zagueiro Nen sofreu uma lesão no joelho e só volta em 2006.
O lateral Lúcio, embora tenha sofrido uma pancada mais leve no tornozelo, também estará de fora hoje. Leonardo Silva e Fabiano estão escalados nas vagas dos dois desfalques.
Para compensar a perda dos titulares, o treinador terá o retorno de outros dois jogadores, que não jogaram contra o Galo por estarem suspensos: o lateral-direito Baiano e o meia Juninho. Assim, Corrêa e Cristian vão pro banco. O primeiro fica de fora porque Leão resolver manter a dupla de volantes formada por Marcinho Guerreiro e o jovem Reinaldo.
Ficha Técnica
Local: Luso-Brasileiro (Rio de Janeiro). Horário: 20h30. Árbitro: Lourival Dias Lima Filho (BA). Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha Matos (Fifa-BA) e Belmiro da Silva (BA). Flamengo: Diego; Leonardo Moura, Fernando, Renato Silva e André; Fabiano, Jônatas, Renato e Souza; Jean e Bruno Mezenga. Técnico: Celso Roth. Palmeiras: Sérgio, Daniel, Gamarra e Leonardo Silva; Baiano, Marcinho Guerreiro, Reinaldo, Juninho e Fabiano; Pedrinho e Marcinho. Técnico: Emerson Leão.