O Flamengo fez sua parte na 28.º rodada do Brasileirão e venceu o Náutico por 2 a 0 neste sábado, se mantendo na zona de classificação à Libertadores. O time carioca chegou a 49 pontos, e ficou na quarta posição, à frente do São Paulo. A equipe pernambucana segue ameaçada pelo rebaixamento, e está a apenas duas colocações da zona de perigo, em 15.º, com 30 pontos.
A partida no Recife foi marcada pelo baixo nível técnico apresentado pelas duas equipes. O jogo já começou morno, com os times se estudando em campo. O Náutico tentava apenas alçar a bola na área, mas o goleiro Bruno saía bem e não permitia que os anfitriões finalizassem. Aos 16 minutos, o confronto começaria a ser definido.
Marcelinho Paraíba deixou Vandinho em ótima posição para marcar. O atacante tentou driblar o goleiro Eduardo e foi derrubado. Sálvio Spínola marcou a penalidade, que Marcelinho foi cobrar. O jogador do Flamengo bateu no canto esquerdo, enquanto o arqueiro do Náutico caía para a direita.
A vantagem no placar animou o time carioca e deixou o Náutico nervoso. Prova da falta de calma, aos 22 minutos o zagueiro Everaldo quase permitiu que o Flamengo ampliasse. O jogador errou ao recuar para Eduardo e Vandinho se antecipou, tentando driblar o goleiro mas batendo para fora. O atacante ainda teve nova chance aos 39, que o arqueiro da equipe do Recife saiu bem para abafar.
O jogo continuava pouco empolgante no início do segundo tempo. Aos poucos, porém, o time da casa foi ganhado espaço na partida e começou a desperdiçar seguidas chances de empatar. Enquanto o Flamengo apenas se segurava atrás, o Náutico chegou com Felipe, que apareceu na cara do goleiro Bruno e bateu cruzado, fazendo a bola passar com perigo pela meta do clube carioca.
O Náutico continuava tentando e levando perigo ao goleiro Bruno. Derley bateu forte de longe aos 16, novamente para fora. Oito minutos depois, foi a vez do atacante Clodoaldo ter a oportunidade de marcar. O centroavante tentou de cabeça dentro da pequena área. A bola foi fraca e parou nos braços de Bruno.
Já nos minutos finais, o time pernambucano seria punido pelo aproveitamento ruim na frente. Nas poucas vezes que o Flamengo subiu ao ataque na etapa final, o lateral-direito Leonardo Moura resolveu arriscar de longe e acertou um belo chute. O arremate foi no ângulo direito do goleiro Eduardo, que não teve chances de defesa.
Quando tudo se encaminhava para uma vitória tranqüila do Flamengo, o árbitro deu a chance do Náutico ainda tentar uma reação. Enquanto William segurava a bola quase no limite da grande área, perto da linha de fundo, Fábio Luciano e Juan tentaram roubar a bola e Sálvio Spínola viu pênalti no lance.
Na cobrança, Felipe fez o mais difícil. O atacante deu a paradinha e deslocou Bruno para a direita. Com o goleiro caído, ele chutou rasteiro para fora, enterrando as chances de recuperação do Náutico na partida.
Agora o Flamengo continua tentando se manter na briga pelo título no próximo sábado. O time carioca recebe o Atlético-MG no Maracanã. Já o Náutico terá que se superar para tentar tirar pontos do São Paulo, no Morumbi. O jogo na capital paulistana será na próxima quinta-feira.