Quatro dias depois de ser oficialmente declarado hexacampeão brasileiro pela CBF, o Flamengo lançou nesta sexta-feira, em seu site oficial, uma camiseta comemorativa à conquista, com a polêmica Taça das Bolinhas em destaque.

continua após a publicidade

Com os dizeres “Eu já sabia”, na parte da frente, a camiseta destaca, nas costas, os anos em que o Flamengo foi campeão. 1980, 1982, 1983, 1992 e 2009 estão em preto. Já ’87’ aparece sem o ’19’ à frente, em fonte maior e em vermelho.

A camiseta faz referência ao fato de a CBF ter reconhecido o Flamengo como campeão brasileiro de 1987. Na ocasião, os principais times do país se uniram para realizar uma competição paralela, a Copa União. O time carioca, campeão deste torneio (chamado de módulo verde), se recusou a pegar o Sport, campeão do módulo amarelo, que foi então declarado campeão brasileiro.

Logo depois de a Caixa Econômica Federal entregar ao São Paulo a Taça das Bolinhas (destinada ao primeiro clube a vencer cinco vezes o Brasileiro), a CBF mudou seu entendimento sobre 1987, o que coloca o Flamengo como o primeiro penta.

continua após a publicidade

A camiseta pode ser vista ainda como uma provocação ao São Paulo, que, em 2007, quando faturou o Campeonato Brasileiro, lançou a camisa “Penta Único”, fazendo graça sobre o fato de o Flamengo ter, oficialmente, apenas quatro títulos até então. Depois disso, o time paulista virou hexa em 2008 e os cariocas voltaram a levantar a taça em 2009.

A camisa do “Eu já sabia” será comercializada em edição limitada inicialmente apenas no Engenhão, no quiosque de produtos oficiais do clube, situado no Setor Leste Superior. O preço será de R$ 49,90. Depois, chegará aos quiosques da loja oficial do clube nos shoppings cariocas.

continua após a publicidade

“O Flamengo não poderia deixar uma data tão importante como esta passar em branco. Todo mundo já sabia que éramos hexa, pois ganhamos em campo. Mas o reconhecimento oficial é importante. Fizemos esta camisa para a torcida comemorar. E um momento histórico”, afirmou o vice-presidente de Marketing do Flamengo Henrique Brandão.