Rio – Com quatro mudanças em relação à equipe de estréia no Carioca, goleada por 3 a 0 pelo Olaria, o Flamengo tenta a reabilitação na competição contra o Madureira, hoje, às 16h, em Conselheiro Galvão. A principal alteração foi na zaga, que terá o retorno do experiente Júnior Baiano.
Além de Júnior Baiano no lugar de Tiago, o técnico do Flamengo, Júlio César Leal, escalou entre os titulares, por opção técnica, o lateral-esquerdo André Santos e o volante Jônatas, nos lugares de Júlio Moraes e Júnior, respectivamente. Já o meia Adrianinho faz sua estréia porque Ibson está contundido.
Apesar da pressão após a derrota para o Olaria, o meia Zinho, o mais experiente do Flamengo, pediu paciência aos torcedores. Lembrou que a tendência é a de os jogadores adquirirem confiança ao longo da competição e as vitórias ocorram naturalmente.
"Temos muitos garotos. É nesta hora que nós, mais experientes, temos que orientar e passar tranqüilidade para eles", afirmou Zinho. "O Flamengo investiu menos do que outros times, apostou no seu elenco e é normal a desconfiança. O que precisamos é de vitórias, para ir ganhando tranqüilidade para trabalhar."
Na tentativa de amenizar a pressão sobre os jogadores, o técnico rubro-negro Júlio César Leal assumiu a responsabilidade pela atual fase da equipe. Isentou os atletas de culpa e ainda os elogiou pelo empenho e profissionalismo com que estão treinando.
"Em todos os clubes que dirigi, sempre assumi a responsabilidade desde que o grupo de jogadores mostrasse interesse, aplicação. E este é o caso do Flamengo", frisou Leal. "Os jogadores estão mostrando vontade de acertar. Então, a responsabilidade é minha pelos resultados. Já assumi isto diante dos próprios jogadores. E mostrei a eles a confiança que tenho na recuperação."
No Madureira, o técnico Gaúcho pediu aos jogadores que esqueçam da derrota de estréia contra o Fluminense e aproveitem o fato de atuar em casa para surpreender o Flamengo. O treinador também aposta no desespero do Rubro-Negro para obter o triunfo.
Ficha técnica:
Flamengo: Diego; Fábio, Fabiano, Júnior Baiano e André Santos; Da Silva, Jônatas, Adrianinho e Zinho; Dimba e Marcos Denner. Técnico: Júlio César Leal.
Madureira: Cléber; Wilson, Paulo César, Léo e Victor Boleta; Nasa, Marquinhos, Marcelo Augusto e Dé; Josafá e Sorato. Técnico: Gaúcho.
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca.
Horário: 16h.
Local: Conselheiro Galvão.
Outros jogos
O Vasco enfrenta o América hoje, às 21h45, em Édson Passos, sob um olhar atento e desconfiado do presidente Eurico Miranda. A estréia da equipe de Joel Santana na Taça Guanabara não agradou ao dirigente, que se reuniu com o treinador após a suada vitória sobre a Portuguesa, por 2 a 1, de virada, em São Januário, para cobrar explicações.
Sob a liderança do atacante Túlio, o Volta Redonda enfrenta hoje a Portuguesa, fora de casa, com a intenção de se manter entre os líderes do grupo A. O jogo começa às 16h, no Estádio Luso Brasileiro.
Mais tarde, às 20h30, o Olaria, que derrotou o Flamengo por 3 a 0, no Maracanã, visita a Cabofriense, no Estádio Correão.