Os caminhos de Atlético e Flamengo, coincidentemente rubro-negros, insistem em se cruzar. E numa data tão importante para o torcedor do Furacão, que vê sua casa completar 95 anos de vida neste domingo, não poderia ter melhor adversário para participar da comemoração.
Afinal de contas, os dois clubes sempre protagonizaram grandes duelos. O mais famoso deles no Brasileirão de 1983, quando o Urubu desclassificou o Furacão na semifinal.
Para não fugir à regra, o último confronto também foi eletrizante. Aconteceu em dezembro do ano passado, na Arena, e ambos brigavam por objetivos bem diferentes.
Enquanto o Flamengo precisava vencer para conquistar vaga na Libertadores, o Atlético queria os 3 pontos para não cair pra Série B. Jogo bem disputado no qual prevaleceu a força do futebol paranaense, que goleou por 5 a 3.
Inclusive o resultado serviu para manter um tabu que incomoda a equipe carioca. O clube de maior torcida no País não consegue vencer o Atlético, em Curitiba, desde 1974.
História
A data do próximo confronto entre Atlético e Flamengo carrega consigo certa magia. E isso é comprovado pela história que envolve os dois clubes. Tão rica e cheia de emoções que, inclusive, ultrapassa a idade do próprio Atlético, que recentemente completou 85 anos.
Foi exatamente em 6 de setembro de 1914 que aconteceu a partida inaugural do Estádio da Baixada da Água Verde, atualmente a Arena da Baixada. E os protagonistas foram o Internacional, um dos clubes que originou o Furacão posteriormente, e Flamengo.
Dois dias antes, o Internacional já havia convocado a população para uma “imponente recepção aos “foot-ballers’ do “team’ carioca”. O duelo também marcou a vida esportiva do clube carioca.
A vinda ao estado do Paraná foi a primeira excursão interestadual que o Flamengo participou e consequentemente a primeira exibição atuando como visitante.
A empolgação não era por acaso. Já naquela época, o Flamengo era reconhecido como um dos clubes mais populares do Brasil. A fama do trio defensivo Baena, Píndaro e Nery se espalhava rapidamente.
O Internacional foi surrado pelo Flamengo por 7 a 1 e a partida se constituiu no marco inaugural dos confrontos interestaduais para o futebol paranaense. O Internacional não era ruim. Pelo contrário. Aquele mesmo time se tornou o primeiro campeão do Paraná, em 1915. Mas o futebol carioca estava em outro nível.
O acontecimento foi tão importante que cerca de 3 mil pessoas se aglomeraram para acompanhá-lo. Segundo o historiador e professor Heriberto Ivan Machado, foi o maior público até então registrado para disputas esportivas na capital paranaense.
Um dado interessante foi a vestimenta utilizada pela equipe carioca. A camisa era tricolor (listras horizontais pretas, vermelhas e brancas) chamada de Cobra Coral, com a qual conquistou o primeiro título carioca também em 1914.
Após vencer o Internacional, o Flamengo deu continuidade a sua excursão pelo Estado enfrentando a Seleção do Paraná e e equipe do Paranaguá SC. Vitórias cariocas por 9 a 1 e 15 a 0 respectivamente.