Rio – Em outras épocas, não haveria dúvidas em apontar o Flamengo como favorito para o jogo de hoje contra o Volta Redonda, às 20h30, no Maracanã, pela semifinal da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca. Mas hoje a história é diferente.
O Volta Redonda tem ampla vantagem na campanha realizada até agora na competição. É o primeiro colocado na classificação geral do Carioca, com 23 pontos em 11 partidas, tem o atacante Túlio como o artilheiro do campeonato, com 11 gols, e já conquistou o título da Taça Guanabara.
Já o Flamengo fez uma campanha irregular, ficando em 8.º lugar na classificação geral do Campeonato Carioca, com 13 pontos, e tem algumas carências em seu elenco, reconhecidas até pelo técnico Cuca. A seu favor neste duelo, somente a força de sua torcida e a tradição da camisa.
?Quem poderá fazer a diferença para o Flamengo é a sua torcida?, declarou o técnico Cuca, que completa hoje dez jogos no comando do time. Ele apostou jogadores formados no próprio clube. Entre os titulares, 7 têm essa característica: o goleiro Diego, os zagueiros Thiago e Rodrigo, os volantes Jônatas e Júnior, o meia Fellype Gabriel e o atacante Geninho.
A única dúvida do treinador do Flamengo está no ataque. Dimba, recuperado de uma amidalite, e Alessandro disputam uma vaga ao lado de Emerson, apelidado de Geninho. A tendência é que Alessandro comece o jogo, por estar em melhor forma física.
No Volta Redonda, a diretoria disse estar preocupada com a escolha do árbitro José Alexandre Barbosa Lima para apitar a semifinal. O diretor de futebol do clube, Wilton Arbex, teme que a pouca experiência dele possa refletir no seu comportamento dentro de campo. ?O Flamengo vai pressioná-lo o tempo todo?, avisou.
O dirigente também insinuou que a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) ?pode tentar fazer um Fla x Flu na final da Taça Rio?, por ser mais vantajoso em termos promocionais e econômicos.
Afinal, o vencedor de Flamengo e Volta Redonda irá enfrentar o Fluminense, que eliminou o Vasco, na final da Taça Rio.
Ficha técnica
Flamengo: Diego; Ricardo Lopes, Thiago, Rodrigo e Renato; Júnior, Jônatas, Adrianinho e Fellype Gabriel; Emerson e Alessandro (Dimba). Técnico: Cuca.
Volta Redonda: Lugão; Schneider, Aílson, Alemão e Maciel; Mário César, Jonílson, Gláuber e Adriano; Humberto e Túlio. Técnico: Dário Lourenço.
Árbitro: José Alexandre Barbosa Lima. Horário: 20h30. Local: Maracanã.